Vendas no comércio varejista caem 1,8% e RN tem 2º pior desempenho nacional em janeiro, diz IBGE

O comércio varejista do Rio Grande do Norte teve o segundo pior desempenho nacional no mês de janeiro no volume de vendas.

retração foi de 1,8%, sendo menor apenas do que a do Amapá, que foi de 3,7%.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, que foi divulgado nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa diminuição no volume de vendas também fez reduzir em 0,7% a receita de vendas para o estado. Essa foi a terceira pior perda de faturamento do país, atrás apenas do Amapá, que caiu em 1,6% e Amazonas, -1,9%.

Esses três estados foram os únicos a registrarem variações negativas no Brasil.

O acumulado dos últimos 12 meses no RN também caiu quase 140%, saindo de um crescimento positivo de 3,1% e indo, no mês de janeiro, para -1,2%.

O único estado nordestino a conseguir um resultado positivo nesse período foi Pernambuco (0,5%).

Já em janeiro, alguns estados do Nordeste ficaram acima de 0,8%, a média nacional, no volume de vendas: Paraíba, com aumento de 1,6%, Bahia (2,3%), Pernambuco (2,5%) e Alagoas (2,8%) – esse último foi o segundo melhor índice do Brasil.

Varejo ampliado

O volume de vendas do varejo ampliado também caiu em janeiro: 3,2%. Esse também foi o segundo pior resultado entre os estados brasileiros, à frente apenas do Amazonas (-5,6%)

No comparativo com o mesmo mês do ano anterior, o estado potiguar registrou uma queda de -5,9%, pior resultado para esse mês desde 2005. E acumulado dos últimos 12 meses também caiu, atingindo, no mês de janeiro, o valor de 2,3%.

A queda no índice de receita do RN foi de 0,9% – o pior desempenho da região Nordeste e o quarto menor do Brasil.

O comércio varejista ampliado inclui, além do varejo comum, a venda de veículos, motos, partes e peças e material de construção.

FONTE: G1RN

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *