Terceiro lote de restituição do IR pode ser consultado a partir desta sexta

Foto: Reprodução

A Receita Federal abre, nesta sexta-feira (22), a consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2022. O novo lote deve ser pago no último dia útil do mês, na próxima sexta-feira, dia 29.

A consulta deve estar disponível a partir das 10h no site da Receita Federal ou pelo Portal e-CAC.

Os valores devem ser creditados na conta dos contribuintes com correção monetária pela taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 13,25% ao ano – a mais alta desde 2017.

De acordo com a Receita Federal, 34 milhões de declarações foram recebidas em 2022, sendo que mais de 2 milhões acabaram caindo na malha fina.

Em caso de malha fina, o contribuinte tem o prazo de cinco anos para fazer a retificação, desde que a declaração não esteja sendo fiscalizada.

O terceiro lote deve pagar aproximadamente R$ 6 bilhões. Restam ainda mais dois lotes a serem descontados, em 31 de agosto e 30 de setembro, respectivamente.

A restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Caso, por alguma razão, o crédito não for realizado, como em exemplos de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

CNN BRASIL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

doze + quatro =