Sesap torna obrigatória orientação de notificação das farmácias de autoteste

Notificar os resultados dos exames de Covid-19 é o caminho para o mapeamento e compreensão do comportamento da doença no Rio Grande do Norte. Dessa forma, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, torna obrigatório às farmácias orientarem a população sobre a notificação dos resultados dos autotestes de covid-19 (positivo e negativo), por meio da ferramenta Notifica RN, durante a comercialização do produto.

“A notificação dos resultados de autoteste é muito importante para fins epidemiológicos. Precisamos entender o cenário de adoecimento no nosso estado, para que consigamos tomar medidas de mitigação de casos, redução de danos, bem como da preparação da rede assistencial SUS”, explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap Kelly Lima.

O sistema Notifica RN foi implementado pela Sesap em fevereiro deste ano, para auxiliar na gestão e formulação de políticas públicas de saúde. Essa ferramenta permite o acompanhamento de um conjunto de doenças e agravos, bem como da ocorrência de casos ou óbitos de doença de origem desconhecida ou alteração no padrão epidemiológico de doença conhecidas, ou eventos ambientais ou animais, que, pelo seu elevado potencial de disseminação e/ou riscos à saúde pública, necessitam de monitoramento por parte dos profissionais da saúde dos municípios, estado e Ministério da Saúde. As doenças e agravos de notificação compulsória são elencados na Portaria Nº 1.061 de 18/05/2020/ MS.

“A preparação e reversão de leitos precisa acontecer a contento, para que não sejamos surpreendidos por um número aumentado de casos, agravamento da doença, hospitalização e óbitos. Assim, é fundamental entender o adoecimento, quem são essas pessoas, onde estão, sua faixa etária, se têm ou não comorbidades, com a finalidade de organizar a Saúde Pública”, finaliza.

Notifica RN

O Notifica RN pode e deve ser utilizado por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, visando a colaboração de toda a sociedade no acompanhamento da saúde pública do Estado.

Para acessar: http://notificarn.saude.rn.gov.br/Principal

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *