Prefeitura inicia projeto ‘Vacinando com Natal’ nesta segunda (1º)

A Prefeitura do Natal inicia a partir da próxima segunda-feira (1°) , a campanha ‘Vacinando com Natal’ com o objetivo de  aumentar a adesão da população à vacinação. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a primeira vacina será a de Febre Amarela, já as próximas serão escolhidas de acordo com os índices de cobertura mais baixos, ou seja, com baixa incidência de adesão. A campanha é uma iniciativa permanente do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI) do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) de Natal. 

Podem receber a imunização contra a febre amarela na próxima segunda-feira: crianças que completaram nove meses e ainda não tomaram a primeira dose; crianças que completaram quatro anos e não tomaram a dose de reforço; e pessoas de cinco a 59 anos não vacinadas, com apenas uma dose ou nenhuma dose registrada. O imunizante vai estar disponível em todas as unidades básicas de saúde do município e nos pontos extras. A previsão do Dia D está para 6 de agosto (sábado), tendo a participação de todas as unidades de saúde das 8h às 12h. 

Ainda entre os públicos, não podem se vacinar: crianças com menos de nove meses, mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade, pessoas com alergia grave a ovo, pessoas que convivem com HIV e que têm contagem de células CD4 menor que 350, usuários em tratamento de quimioterapia/radioterapia, portadores de doenças autoimunes e pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem as defesas do corpo). Quem já concluiu o esquema vacinal, não precisa tomar a vacina novamente, pois ela é válida por toda a vida.

“Diante das baixas coberturas nas vacinas de rotina e o risco de retorno de doenças que são imunopreveníveis, criamos esse o projeto chamado “Vacinando com Natal”, onde todo mês uma doença será elencada para esclarecer riscos e formas de prevenção através da vacina. A primeira semana do mês sempre terá um Dia D como forma de abertura sobre o assunto e também uma estratégia de ampliar a cobertura vacinal”, explica Vaneska Gadelha, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal.

Sobre a Febre Amarela

A Febre Amarela é uma doença viral aguda, imunoprevenível, transmitida ao homem e a primatas não humanos (macacos), por meio da picada de mosquitos infectados. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Em áreas de mata, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. Já nas áreas urbanas, o vetor do vírus é o Aedes aegypti. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, sendo que a pessoa que recebeu uma dose da vacina antes de completar (5) cinco anos , está indicada a dose de reforço, independentemente da idade que tiver. Essa medida está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

TRIBUNA DO NORTE

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *