Parnamirim promove Jazz Fest a partir desta quinta-feira (16) até sábado (18)

A terra do “trampolim da vitória” sempre teve seu pezinho no jazz, graças aos norte-americanos que estiveram por lá nos anos 40, mas não só. Provando que identidade e diversidade combinam muito bem, será realizada a 2ª edição do Parnamirim Jazz Fest, de hoje (16) a sábado (18), na área externa do Cine Teatro Parnamirim, a partir das 18h30. A ideia do novo encontro – presencial e também online – é revisitar as raízes jazzísticas com atrações que vão desde o forró tradicional até a  sonoridade multifacetada da nova geração da Música Popular Brasileira.

Os shows principais terão participação da Parnamirim Jazz Sinfônica, orquestra jazzística pioneira no Rio Grande do Norte. A programação será aberta na quinta como manda o figurino dos festivais jazzísticos: a Street Jazz Band vai tocar pelas ruas da cidade, até chamar o povo para o palco a partir das 19h, com a Femme Jazz Septeto, Mestrinho (SE) & Zé Hilton do Acordeon (RN), e Parnamirim Jazz Sinfônica convida Khrystal, Dani Cruz, Tanda Macedo, Isaque Galvão & João Batista.

Na sexta (17), mais uma abertura com a Street Jazz Band, às 18h30, puxando para as apresentações do Sexteto Jazz Brasil, Jubileu Filho, Sérgio Groove e Di Stefano, e Parnamirim Jazz Sinfônica recebendo o mestre forrozeiro Dorgival Dantas, com participação especial da cantora Dani Cruz. Antes, às 14h, haverá um workshop de violino popular com Ricardo Herz (SP), na parte interna do Cine Teatro de Parnamirim. O workshop continuará no dia seguinte.

O último dia do evento, sábado (18), terá shows do Quarteto Jazz (Emerson Oliveira e convidados) a partir das 19h, seguindo com Eduardo Taufic, Ramon Gabriel e Ricardo Herz. A apresentação da cantora e compositora Tulipa Ruiz precisou ser cancelada, devido a artista ter testado positivo para a Covid-19. Segunda a organização do evento, ela está bem, mas ficará em isolamento até se recuperar. O festival divulgará em breve quem substituirá a apresentação final da noite.

Orquestra eclética


A Parnamirim Jazz Sinfônica é uma big band com composição erudita, criada em novembro de 2020. É composta por 42 músicos, sob a direção artística e regência do maestro Eugênio Graça. O resultado dessa sonoridade, com direito a jazz, samba, frevo, bossa nova, MPB, rock e erudito, confere protagonismo na criação de uma nova estética de performance orquestral com fundamento em arranjos contemporâneos e, exclusivamente, elaborados para a sinfônica.

A orquestra combina timbres clássicos, modernos, jazzísticos e sempre convida solistas internacionais, nacionais, regionais e locais. Segundo o maestro, o projeto realiza um intensivo trabalho de resgate das tradições das orquestras de rádio e televisão que fizeram sucesso entre os anos 1930 e 1970, se propondo a dar roupagem sinfônica à música jazz, popular brasileira e universal. O 1º Parnamirim Jazz Fest foi realizado em 2019, promovido com o objetivo de despertar as raízes jazzísticas da cidade em uma experiência musical diferenciada, marcada pela presença de grandes nomes da música local e nacional. O evento já trouxe nomes como Zeca Baleiro, Taryn Szpilman, Waldonys, Spok, entre outros nomes.

Serviço:
2º Parnamirim Jazz Fest. De quinta a sábado, a partir das 18h30, na área externa do Cine Teatro Parnamirim. Acesso gratuito.

FONTE: TRIBUNA DO NORTE

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *