Vereadores reelegem Paulinho Freire presidente da Câmara Municipal de Natal para biênio 2023-2024

Eleição foi realizada mais de um ano antes do fim do mandato atual. Freire preside o Legislativo desde 2019.

Mais de um ano antes de concluir o mandato, o vereador Paulinho Freire (PDT) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Natal na sessão realizada nesta quarta-feira (15), para o biênio 2023 a 2024. Freire preside do Legislativo da capital potiguar desde 2019.

No início da atual legislatura, em janeiro de 2021, o vereador foi novamente eleito presidente, pelos colegas parlamentares. Segundo o próprio presidente, ele consultou advogados que disseram que há entendimentos jurídicos de que sua reeleição seria possível.

“Durante todo esse processo, independentemente de ter eleição agora ou depois, conversei com vários especialistas do direito e todos disseram que eu tinha direito a essa reeleição, então estou com muita tranquilidade”, disse.

Do total de 29 vereadores, 27 votaram a favor da continuidade do mandato. O vereador Professor Robério se absteve e a vereadora Ana Paul, do PL, foi a única a votar contra.

“Quando existiu este ano uma pretensa vontade da recondução do presidente atual nós entramos com um mandado de segurança dizendo que não poderia ser feita essa nova recondução, haja visto que no biênio passado ele foi eleito presidente, neste biênio ele foi eleito presidente, assim, reeleito, reconduzido e que seria inconstitucional uma nova recondução. E existe sim a possibilidade de uma nova recondução, agora é inconstitucional a previsão de reeleições ilimitadas e sucessivas. Essas são minhas razões de votar contra”, afirmou a parlamentar.

Apesar disso, outros vereadores, como Aldo Clemente (PDT), consideraram que o Supremo definiu que não há limitação por se tratarem de legislaturas diferentes.

Para 2023 e 2024 a composição da Mesa Diretora da Câmara ficou assim:

  • Presidente: Paulinho Freire (PDT)
  • Primeiro vice: Érico Jácome (MDB)
  • Segundo vice: Hermes Câmara (PTB)
  • Primeiro secretário: Aldo Clemente (PDT)
  • Segundo secretário: Felipe Alves (PDT)
  • Terceira secretária: Brisa Bracchi (PT)
  • Quarto secretário: Anderson Lopes (Solidariedade)

FONTE: G1/RN

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *