Mossoró: Teatro Municipal Dix-huit Rosado completa 17 anos com previsão de investimentos que trarão melhorias

O Teatro Municipal Dix-huit Rosado completa 17 anos nesta quinta-feira, 5 de agosto. Em quase duas décadas o importante equipamento do Corredor Cultural tem sido palco de grandes espetáculos, promovendo a arte e cultura no município de Mossoró. Um novo momento do Teatro Municipal será iniciado a partir da reforma e modernização que serão realizadas pela Prefeitura de Mossoró. 

Uma das principais casas da cultura do município, o Teatro Municipal foi construído por meio de parceira da Prefeitura de Mossoró com a Petrobras. O Teatro Municipal foi inaugurado no dia 5 de agosto de 2004 com capacidade de 743 lugares na plateia. E camarotes com espaço para seis cadeirantes. O artista Chico Window, que é diretor do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, relembrou a história do templo da cultura mossoroense, que tem em sua essência receber artistas locais e de fora, promovendo a arte. No dia 6 de agosto de 2004, estreou o primeiro espetáculo. 

“Eu lembro a primeira vez que eu entrei aqui. Entraram três figuras: eu, Júnior Félix e Jânio. No final dessa visita nos disseram assim, a partir de agora a chave é com vocês. Já faz 17 longos anos de vivência nessa casa e de ter recebido desde Marika Gidali a uma Elza Soares como o Grupo de Teatro da Maísa, os grupos de teatro das escolas. Aqui iniciou a Pão Doce com o primeiro espetáculo em 2004, um espetáculo para crianças feito por crianças dirigido por mim. A minha história aqui é longa e isso aqui é minha vida. Isso aqui é importante para Mossoró e um dos prédios da Cultura mais importantes. O teatro é vital, é nosso porto seguro. O palco sagrado onde se discute, onde se vive vidas que não são as nossas, onde se discute ideias que não são as nossas, onde se discute o respeito ao ser humano. Uma casa que recebeu do Grupo Galpão ao Grupo Armazém, a Gal Costa, ao Studio de Dança Clézia Barreto que foi o primeiro a pisar nesse palco em termos de dança, vieram outros e outros. Hoje, nós temos Nylson Torres, Mayra Rolim, Roberta Schumara, Any Katherine e tantos mais”, destacou Chico Window. 

Com a pandemia da Covid-19, o público teve que se distanciar do Teatro Municipal, esse período de suspensão das atividades presenciais não apagou a história e relevância dele para a cultura. 

“São 17 anos de luta, são 17 anos de vida, são 17 anos de grandes espetáculos. Por aqui passaram funcionários maravilhosos, alguns já partiram. Nós formamos muita gente. A equipe que está aqui junto comigo é a equipe que iniciou: eu, Júnior Félix e Sandro Rogério. Somos nós três hoje os guardiões dessa casa. A casa está viva, essa casa está no mundo, essa casa está no Brasil inteiro. Todo mundo conhece o Teatro Municipal Dix-huit Rosado e que ele tenha mais 17 anos pela frente”, ressaltou o diretor Chico Window. 

Em 2021, o Teatro Municipal foi um dos palcos do Mossoró Cidade Junina Virtual, onde nossos artistas da terra se apresentaram e levaram alegria das festas juninas para mossoroenses em todos os cantos. A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura valoriza os artistas, mantendo a tradição e respeitando a vida. 

“O Teatro Municipal é o templo sagrado da arte mossoroense e evidencia a importância desse equipamento de cultura para o município de Mossoró. A nossa gestão reconhece a importância desse equipamento, sobretudo, a proposta evidenciada para atender a todos os artistas deste município. Um equipamento resultado de muitas lutas pelos artistas e companhias, dos grupos que estão aqui há bastante tempo e fazem acontecer a cultura de Mossoró. Um equipamento que atende artistas do país inteiro. Nesse momento comemorar os 17 anos é muita satisfação e alegria, mesmo nesses, praticamente, dois anos fechados em função de uma pandemia”, afirmou o secretário de Cultura, Etevaldo Almeida. 

Melhorias 

O Teatro Municipal terá uma nova fase com melhorias que serão realizadas pela Prefeitura de Mossoró, a partir de uma ampla reforma, que trará acessibilidade e um espaço moderno em prol da arte e cultura. 

“Vamos entrar em uma nova fase de se repensar esse equipamento cultural no que diz respeito a sua atualização e modernização. Vamos fazer a reforma para tornar o teatro mais moderno, para disponibilizar para uso da sociedade mossoroense, especialmente para os artistas que por esse palco passam. Mas também para o público que vem aqui. E cada vez se encanta com o que temos de beleza, de arte e de evidência no âmbito da cultura mossoroense. O Teatro Municipal com certeza na nossa gestão terá o fortalecimento, pensando esse equipamento para os próximos anos e quanto nós precisamos disponibilizar esse palco sagrado do teatro mossoroense para os artistas que por aqui passam”, enfatizou o secretário de Cultura. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *