Inmet emite dois alertas de chuvas intensas para todo o Rio Grande do Norte

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas que englobam todas as cidades do Rio Grande do Norte. Os avisos são válidos até 10h de quarta-feira (1º).

Os alertas são de perigo, para 11 cidades, e de perigo potencial – esse último inclui os outros 156 municípios do RN.

Nos alertas de perigo potencial, as chuvas podem atingir entre 20 e 30 mm/h e até 50 mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h.

Já nos de perigo, as chuvas podem atingir entre 30 e 60 mm/h e de 50 a 100 milímetros por dia. Para o alerta de perigo, há o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco, segundo o Inmet.

Grau de severidade

Perigo PotencialSituação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.
PerigoSituação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autotidades.
Grande PerigoSituação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência
Fonte: Inmet

A recomendação do órgão é não enfrentar o mau tempo e, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abrigarem debaixo de árvores, pelos riscos de queda.

O órgão diz ainda que “em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos”.

Em caso de necessidade, acionar a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Cidades atingidas pelo alerta de perigo

  1. Arez
  2. Baía Formosa
  3. Canguaretama
  4. Espírito Santo
  5. Goianinha
  6. Montanhas
  7. Nova Cruz
  8. Pedro Velho
  9. Tibau do Sul
  10. Várzea
  11. Vila Flor

G1RN

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *