Governo do RN mantém celeridade na distribuição de vacinas aos municípios

FOTO DESTAQUE: ORLANDO NETO

O Governo do RN, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) deu início na manhã desta quarta-feira (28) à distribuição das doses de imunizantes contra a Covid-19 aos municípios. Esses imunizantes chegaram ao Rio Grande do Norte nessa terça-feira (27), de maneira que a logística mantém o padrão estabelecido pela Sesap, de distribuição em menos de 24 horas após o recebimento no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves. 

A distribuição das doses conta com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do RN. As equipes saíram da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) conduzindo 184.656 doses de Coronavac/Butantan, Pfizer e Astrazeneca para os 167 municípios do Rio Grande do Norte. Os lotes incluem tanto a primeira dose para quem ainda não iniciou o processo de imunização, como a segunda dose que completará o esquema vacinal de milhares de potiguares. 

Mesmo no caso dos imunizantes da Pfizer, que chegaram ao estado somente nesta quarta, a Sesap organizou um esquema de antecipação, utilizando as doses de reserva, para que os municípios prontamente pudessem receber as vacinas e agilizar a aplicação. As 35.100 vacinas, divididas entre primeira e segunda doses, desembarcaram no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante por volta das 10h. 

É importante ressaltar que a distribuição segue toda uma logística de segurança e conferência de dose por dose por uma equipe qualificada para que a vacina chegue ao potiguar cumprindo todas as etapas com responsabilidade e competência. 

Esta semana a Sesap recebeu, entre terça e quarta, três voos com vacinas contra a Covid-19, somando mais de 173 mil doses. O primeiro lote contava com Coronavac/Butantan e Astrazeneca/Covax Facility, somando 75.500 vacinas. Dessas, 58.700 doses são da Coronavac/Butantan, divididas igualmente entre primeira e segunda doses. As 16.800 vacinas da Astrazeneca são para completar a imunização de pessoas dos grupos prioritários.  

No final da tarde da terça chegaram mais 69 mil doses de Astrazeneca/Fiocruz, direcionadas como 2ª dose de trabalhadores portuários, aeroportuários, pessoas com comorbidades e forças de segurança. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

treze + 12 =