Governo do RN e Banco Mundial se reúnem para monitorar ações e projetos no RN

Passados cinco meses desde a prorrogação do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, o Governo do Estado deu passos importantes na execução de obras e ações do projeto Governo Cidadão. Nesta quinta-feira (26), uma reunião de monitoramento entre secretários de Governo e equipes da instituição financeira discutiu o plano de ação em curso e estabeleceu prazos e metas para o restante do ano. 

O secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do projeto Governo Cidadão, Fernando Mineiro, abriu o encontro virtual destacando que a gestão tem se empenhado em cumprir os cronogramas de obras estabelecidos, por meio de uma força tarefa que envolve todos os órgãos de governo. “O Hospital da Mulher, por exemplo, é uma dessas obras que está com o cronograma em dia, graças ao esforço e envolvimento de todos”, disse. 

As 39 queijeiras, por sua vez, estão com as obras praticamente finalizadas, enquanto as reformas de 36 escolas estaduais foram concluídas, restando apenas três em obras com previsão de conclusão máxima até dezembro e uma que está em processo de relicitação devido ao abandono pela empresa responsável. A capacitação dos beneficiários dos sistemas simplificados de abastecimento de água também já começou. Atualmente há 17 licitações em andamento, quatro em fase de contratação e outros 26 investimentos em execução. 

As obras da cultura, notadamente a restauração da Fortaleza dos Reis Magos e Teatro Alberto Maranhão, estão em suas fases finais. Para o TAM, no entanto, uma outra etapa continuará em curso, que é a obra para implantação da caixa cênica. A coordenadora do projeto Governo Cidadão junto ao Banco Mundial, Fátima Amazonas, elogiou a atuação do Governo nos últimos meses e o compromisso em cumprir os cronogramas acordados. 

“Sabemos que toda obra sofre com os imprevistos, mas consideramos que a gestão tem cumprido bem os compromissos e cronogramas firmados desde a renovação do acordo de empréstimo. Essa gestão integrada, com todos os órgãos envolvidos trabalhando juntos, faz toda diferença”, disse Amazonas. 

Além do secretário Fernando Mineiro e da gerente executiva do projeto Ana Guedes, participaram da reunião os secretários Guilherme Saldanha (Agricultura), Virgínia Ferreira (Administração), Cipriano Maia (Saúde), técnicos da Sesed, SET, Seplan, Governo Cidadão e consultores do Banco Mundial nas áreas de barragens, social, estradas, educação, entre outros. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *