Governadora anuncia projeto de Lei para apoio ao esporte e lazer

Ao receber visita de cortesia dos atletas Paralímpicos do Rio Grande do Norte convocados para as Paralimpíadas de Tóquio, nesta terça-feira (27), a governadora Fátima Bezerra ressaltou a importância do esporte e do lazer e anunciou que nos próximos dias estará enviando à Assembleia Legislativa projeto de Lei para criar a Lei de Incentivo, o Fundo Estadual e instituir o Conselho Estadual do Esporte e Lazer. “Queremos dar apoio perene ao esporte e ao lazer no RN, porque são atividades que favorecem o direito à inclusão social e a vida saudável”, afirmou a professora Fátima Bezerra. 

Ela desejou boa sorte à delegação e disse que “aqui prestamos acolhimento e incentivo. Estamos enfrentando a pandemia da covid-19, que afeta todos nós. Vocês vão para Tóquio representar o estado e o país, respeitando os protocolos de segurança sanitária, pois a pandemia não acabou. Sintam-se acolhidos na ida e na volta, independente dos resultados. Desejo boa sorte a todos. E faço uma homenagem ao professor Joiram Medeiros, que foi subcoordenador da Educação Especial, e nos deixou vítima da covid.” 

A chefe do Executivo, que esteve acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, registrou também que a administração estadual incentiva as associações representativas dos atletas com deficiência através do programa Nota Potiguar. O Nota Potiguar é um programa de educação fiscal e cidadania que traz benefícios para a população. A população pede a nota ao fazer compras no comércio e a empresa é obrigada a emitir, o que assegura o recolhimento do imposto. “Ao aderir ao Nota Potiguar o consumidor escolhe uma instituição que será beneficiada diretamente com um percentual da arrecadação. Assim a Associação dos Deficientes Visuais do RN (Advirn) já recebeu R$ 73 mil, e a Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef) recebeu mais de R$ 20 mil. É importante divulgar cada vez mais o programa e seus benefícios”, afirmou. 

Arthur Silva, paratleta do Judô destacou que o esporte é inspiração e também inclusão, principalmente para os deficientes. “Quem nos vê praticando esporte, e até nos deslocando pelas ruas para treinos, admira nossa força de vontade e acredito que isso serve de inspiração para as pessoas”, destacou.  

A secretária de Estado da Mulher, Juventude, Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), Júlia Arruda, ressaltou que a pasta abriga a Coordenadoria de Promoção e Defesa das Pessoas com Deficiência (Corde) que visa a execução das políticas públicas e promoção dos direitos destas pessoas. “Temos a orientação da Governadora em trabalhar para assegurar que o acesso a estes direitos seja efetivado.” 

O subcoordenador de Esporte e Lazer da Secretária Estadual de Educação, Canindé de França pontuou o atual contexto da pandemia. “O esforço gigante dos atletas paralímpicos este ano é agravado pela pandemia. Mas vocês são fortes, acostumados a superar as adversidades, e, independente de medalhas, têm nosso apoio e reconhecimento.” 

Coordenador médico do CPB, o Norte-rio-grandense Roberto Vital, reforçou que a competição este ano acontece de forma atípica devido à pandemia, “mas os atletas paralímpicos têm grande poder de superação. Agradeço o apoio do Governo do Estado e vamos a Tóquio fazer o melhor.” 

Os Jogos Paralímpicos 2020 serão realizados entre 24 de agosto e 5 de setembro de 2021. O Rio Grande do Norte terá representantes em 5 modalidades:  judô, atletismo, ciclismo, natação e halterofilismo – Junior França (halterofilismo), Joana Neves (natação), Ana Raquel (ciclismo) da Sadef e Arthur Silva (judô), Thalita Simplicio (atletismo) e Felipe Veloso (atleta-guia de Thalita), da Adevirn. 

Além dos atletas que competem pelo RN, outros potiguares que treinam em instituições de outros estados irão compor a equipe brasileira nas Paralimpíadas. São eles: Jardênia Félix e Petrúcio Ferreira (atletismo), Romário Marques (goalball), Cecília Kethlen (natação) e Adriana Azevedo (canoagem). 

Também recepcionaram os atletas, acompanhando a governadora: o secretário da Tributação, Carlos Eduardo Xavier; secretária adjunta da Educação (Seec), Márcia Gurgel; assessora do Gabinete Civil, Laíssa Costa, e coordenadores da Seec e Semjidh. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *