Detran promove curso para combater fraude e adulteração veicular no RN

A medida visa equipar o profissional vistoriador com maior poder e conhecimento para identificar indícios de fraudes em veículos

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), promove a partir desta sexta-feira (13), o primeiro ciclo de capacitação de pessoal no Curso de Identificação Veicular. O planejamento aponta para a qualificação sequenciada de seis turmas em Natal, alcançando aproximadamente 120 profissionais que atuam diretamente na área de vistoria veicular.

A medida visa equipar o profissional vistoriador com maior poder e conhecimento para identificar indícios de fraudes em veículos e assim combater com maior eficiência crimes de roubos, furtos e adulteração veicular. As informações do curso ampliam a eficiência da fiscalização contra os crimes de adulteração e roubo, bem como facilita o reconhecimento das infrações de trânsito relacionadas a veículos com mudança de característica, ausência de equipamentos obrigatórios, transformações e outros.

O cronograma de qualificação é iniciado no próximo dia 13 e deve ser concluído no dia 26 de fevereiro. O curso acontece nas sextas-feiras (13h às 17h), sábados (8h às 12h e 14h às 18h) e nos domingos (8h às 12h e 14h – avaliação).

O Curso de Identificação Veicular é vital para a leitura técnica apurada e correta dos códigos veiculares e para percepção de análise de segurança dos automóveis. O treinamento leva aos participantes a capacidade de reconhecer fraudes ou adulterações nos identificadores veiculares e na documentação do automóvel, aferindo tecnicamente se o objeto vistoriado é idôneo ou procedente de produto de roubo, furto ou adulteração.

A capacitação conta com uma carga horária de 20h/aula compreendendo as disciplinas de “Identificação Veicular”; “Legislação de Trânsito”; “Tipos de Vistorias, Serviços e Procedimentos”; e “Estágio Supervisionado”. O Curso segue em conformidade com as diretrizes determinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e com as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que tratam sobre o tema.

Curso de Identificação Veicular

Turma 1 – Data 13/01 à 15/01 – Local: DETRAN SEDE/EPT (NATAL)

Turma 2 – Data 20/01 à 22/01 – Local: DETRAN SEDE/EPT (NATAL)

Turma 3 – Data 27/01 à 29/01 – Local: DETRAN SEDE/EPT (NATAL)

Turma 4 – Data 03/02 à 05/02 – Local: DETRAN SEDE/EPT (NATAL)

Turma 5 – Data 10/02 à 12/02 – Local: DETRAN SEDE/EPT (NATAL)

Turma 6- Data 24/02 à 26/02 – Local: DETRAN SEDE/EPT (NATAL)

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *