Covid: 4ª dose está disponível, mas 58% da população não tomou reforço

O Ministério da Saúde se prepara para ampliar a recomendação da quarta dose da vacina da Covid-19 para pessoas acima de 70 anos, enquanto estados e municípios já aplicam a segunda dose de reforço na população mais idosa e nos imunocomprometidos. Apesar disso, um dado preocupa, ainda mais no momento em que o governo federal anunciou o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), instituída devido à pandemia da Covid-19: cerca de 58,2% dos brasileiros acima de 18 anos, elegíveis para receber a primeira dose de reforço, ainda não completaram o esquema de vacinação.

Dados do LocalizaSUS mostram que, de um total estimado de 170 milhões de pessoas nessa faixa etária, um contingente de 71 milhões foram inoculadas com a terceira dose – ou a segunda, no caso de quem recebeu imunizante de dose única. Ou seja: longe, ainda, da cobertura desejada.

Informações do ministério obtidas pelo Metrópoles mostram que indivíduos mais jovens apresentam taxas mais baixas de cobertura vacinal: entre as faixas etárias, a primeira com 50% ou mais de imunizados com o reforço é a de 45 a 49 anos. O grupo de 65 a 69 anos apresenta 75% de imunizados, e os idosos a partir de 70 anos beiram 80% de vacinados.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *