Brasil aplicou 1ª dose de vacinas contra a covid em 95,6 milhões de pessoas

O Brasil aplicou a 1ª dose de vacinas contra a covid-19 em 95.551.198 pessoas até as 21h40 de domingo (25.jul.2021). Dessas, 37.580.386 receberam a 2ª dose ou um imunizante de dose única e estão totalmente vacinadas. Ao todo, 133.131.584 doses foram administradas no país. 

Os dados são da plataforma coronavirusbra1, que compila registros das secretarias estaduais de Saúde. 

O número de vacinados com ao menos uma dose equivale a 44,8% da população, conforme a projeção de habitantes para 2021 feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os que estão totalmente vacinados são 17,6%. 

As vacinas aplicadas no Brasil com duas doses são a CoronaVac, o imunizante de Oxford/AstraZeneca e o da Pfizer. Também está em uso a vacina da Janssen, que requer só uma dose. 

São Paulo é o Estado com o ritmo mais avançado de vacinação. Aplicou a 1ª dose em 53,9% da população. Já o Amapá tem o ritmo mais lento de imunização: 30,3% dos habitantes receberam a 1ª dose. 

Mato Grosso do Sul lidera com a maior proporção da população totalmente vacinada (30,8% dos habitantes). O Amapá também tem o menor percentual de totalmente vacinados (10,5%). 

OS DADOS 

Os dados são da plataforma coronavirusbra1, mantida por Carlos Achy, Leonardo Medeiros, Wesley Cota e voluntários, que compilam os números de vacinação divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde. 

O Ministério da Saúde também dispõe de uma plataforma que divulga dados sobre a vacinação: o Localiza SUS. Contudo, os números demoram mais para ser atualizados. 

A plataforma do ministério depende de Estados e municípios preencherem os dados –de acordo com os critérios do governo federal– e enviarem à pasta. Quando uma dose é aplicada, as cidades e os Estados têm 48h para informar ao ministério. Mas nem sempre esse prazo é seguido. 

O dado publicado pelo Poder360 é maior que o do Localiza SUS, por que os desenvolvedores da plataforma coronavirusbra1 compilam os números de cada uma das secretárias estaduais. As informações divulgadas diretamente por essas são mais atualizadas. 

FONTE: PODER360  

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *