Os profissionais que trabalham como motoristas por aplicativos no Rio Grande do Norte tiveram uma diminuição drástica no volume de corridas em decorrência do fechamento do comércio, escolas e espaços de lazer diante da pandemia do novo coronavírus. A categoria afirma que a queda no movimento chega ao patamar de 90%.
Levando em consideração a situação, a vereadora Nina (PDT) e o presidente da Associação dos Motoristas Autônomos por Aplicativos do RN (AMAPP-RN), Evandro Henrique, estão dialogando com o governo do estado, buscando medidas de apoio voltadas tanto para a categoria, como também para os taxistas.
“Após o envio de ofício com as solicitações, estivemos reunidos por videoconferência com o secretário do Gabinete Civil do Governo do RN, Raimundo Alves, que se mostrou bastante receptivo e se prontificou a analisar o pleito. Principalmente, no que diz respeito a proposta de isenção do IPVA”, destacou a parlamentar.
Entre os pedidos também está a isenção do ICMS sobre o GNV durante o período da pandemia, além da entrega de vouchers da Potigás para abastecimento dos veículos dos motoristas por aplicativos e taxistas.
“Diante da possibilidade de termos uma resposta positiva por parte do Governo do RN, a AMAPP-RN já iniciou diálogos com as plataformas para fornecer dados ao DETRAN-RN, com o objetivo de alimentar o estudo de impacto econômico decorrente da isenção do IPVA do exercício de 2020 para os veículos comprovadamente utilizados pelos motoristas por aplicativos”, destacou Evandro Henrique.