Uber reforça conteúdos educativos e traz dicas para os usuários durante Carnaval em Natal

Pensando na segurança de todas e todos que vão usar o aplicativo da Uber durante esse feriado de Carnaval, a empresa reforça seus conteúdos educativos contra o assédio, desenvolvidos em parceria com o MeToo Brasil e Potência Diversa. Motoristas parceiros e usuários serão convidados a assistir novamente aos vídeos da campanha #RespeitoÉRegra, que alerta para comportamentos que não são tolerados na plataforma da Uber e que podem levar à desativação das contas, de acordo com o Código de Conduta da Comunidade Uber.

Segurança é uma prioridade para o app que possui uma série de funcionalidades disponíveis antes, durante e também depois das viagens realizadas pela plataforma. Além disso, a empresa vem investindo em iniciativas de combate à violência de gênero em parceria com diversas organizações especialistas no assunto.

O foco no respeito mútuo que pauta o Código de Conduta vale para todas as interações. Recentemente, ao lançar sua nova Central de Privacidade, por exemplo, a Uber disponibilizou acesso sobre as avaliações recebidas pelos usuários e dicas sobre como aumentar a classificação no app. E esse aumento da classificação passa por um tratamento respeitoso e que leve em consideração o outro.

A nota disponível no app é a média das últimas 500 viagens. No Brasil, a nota média dos usuários é de 4.88 estrelas, mas vale ficar atento para situações no Carnaval que podem diminuir esse valor.

Confira as dicas para comportamentos que podem ajudar a ter viagens mais tranquilas e cinco estrelas:

Cuidado com o glitter: Purpurina, glitter e maquiagem podem sujar o carro do parceiro e fazer com que ele precise higienizar o veículo antes da próxima viagem. Vale lembrar que caso isso aconteça, uma taxa de limpeza será cobrada do usuário para reembolsar o valor da higienização e do tempo que o motorista ficou parado.

Evite bebidas em viagem: a combinação bebida aberta e carro em movimento pode ser bem arriscada e terminar com o carro do parceiro sujo. Isso também vai gerar a cobrança de uma taxa de limpeza.

Respeite a quantidade de passageiros: desde o começo da pandemia, apenas o banco traseiro dos carros pode ser utilizado, por isso são permitidos no máximo três usuários por viagem.

Não deixe o motorista esperando: esteja no local indicado de embarque e pronto para partir assim que o motorista parceiro chegar. Especialmente durante a saída de festas é comum que o parceiro tenha dificuldade de encontrar um local para estacionar, então fique à postos para evitar desencontros.

Respeito é fundamental: como o Código da Comunidade Uber deixa claro, as interações entre motoristas e usuários devem ser sempre respeitosas e comportamentos agressivos, discriminatórios ou desrespeitosos podem levar à desativação da conta.

Verifique se está entrando no carro certo: para ter certeza que você está entrando no carro informado no app, entre em suas configurações, selecione a opção “Confira sua viagem” e ative a opção “usar código para confirmar as viagens”. Assim você receberá uma senha ou código que precisa ser fornecida ao motorista para que ele possa iniciar a viagem no aplicativo — confirmando assim que ambos estão na viagem correta. Também é possível ativar essa opção apenas para viagens entre 21h e 6h.

Atenção com o chat: a Uber tem uma ferramenta que identifica mensagens enviadas no bate-papo do app que possam ser consideradas ofensivas ou que ameacem a integridade de uma pessoa. Esse tipo de conteúdo gera um alerta e se inicia um processo de análise que pode levar à desativação da conta.

Compartilhe sua viagem: ao entrar em “Configurações” e selecionar a opção “Gerenciar Contatos de Confiança”, é possível cadastrar até cinco contatos e selecionar se quer compartilhar sua rota com ele a cada viagem ou só nas viagens noturnas, por exemplo. Assim, o próprio aplicativo da Uber te lembra de compartilhar sua rota.

Grave o áudio da viagem: pelo aplicativo da Uber é possível gravar o áudio da viagem e compartilhar com o suporte caso algo tenha feito você se sentir desconfortável. Vale lembrar que esse conteúdo fica criptografado em seu celular e a Uber só consegue acessá-lo caso você decida compartilhar junto a uma reclamação.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *