Sistema auxilia na regulação de pacientes otimizados atendimentos em urologia no RN

A Coordenadoria de Regulação e Avaliação em Saúde (Corsa), da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), ganhou um reforço tecnológico. A Unidade de Gestão de Tecnologias e Sistemas de Informação e Comunicação (UGTSIC) desenvolveu um sistema que permite o uso da telemedicina, medicina à distância, na especialidade médica de urologia. 

O novo sistema está em fase de testes e permite a realização do parecer do especialista antes do pedido de transferência do paciente para o Hospital Walfredo Gurgel, unidade que dispõe deste tipo de atendimento. Nos hospitais da rede estadual de saúde, os profissionais acessam o sistema do Núcleo de Atenção Especializada da Corsa, o Regula NAE, onde podem enviar informações médicas sobre pacientes com necessidade de parecer de médico urologista. Além da história clínica do paciente, podem ser anexados exames laboratoriais e de imagem. 

Ao acessar o referido sistema, o urologista emitirá um parecer que, diante das informações anexadas e da conduta indicada, poderá evitar o deslocamento desnecessário do paciente ao HWG com a confirmação de que o tratamento prescrito possa ser conduzido pelo médico da unidade de origem.

O uso da telemedicina evita deslocamentos desnecessários, diminui possíveis filas de atendimento e possibilita um tratamento mais confortável e humano para o paciente, com a segurança de estar sendo avaliado por um especialista. A expectativa é que a UGTSIC possa expandir esse sistema para outras especialidades médicas, como nefrologia e cardiologia.

TRIBUNA DO NORTE

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *