SENAI do Rio Grande do Norte é o primeiro do Brasil a integrar Pacto Global da ONU

O SENAI do Rio Grande do Norte é o primeiro do Brasil a integrar oficialmente o Pacto Global de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção da Organização das Nações Unidas (ONU).

A confirmação da adesão foi recebida em dezembro, quando a instituição também foi inserida na lista global de participantes da rede – junto com mais de 15 mil empresas e outras organizações signatárias em mais de 160 países.

O pedido de adesão havia sido formalizado em 2022 por meio de Carta de Compromisso remetida ao Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres. A análise da submissão durou aproximadamente seis meses.

No documento em que faz a solicitação, o diretor do SENAI do Rio Grande do Norte, Rodrigo Mello, expressa o empenho da instituição em implementar e dar continuidade a ações imbuídas dos princípios que compõem a iniciativa – apresentada pela ONU como a maior do mundo no campo da sustentabilidade ambiental.

A carta oficializa o compromisso por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), duas das unidades operacionais do SENAI-RN, na capital, Natal, e principais referências do SENAI no Brasil, respectivamente, em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade, e em serviços e soluções de educação profissional para as indústrias de energia e do gás.

“Ter conquistado a adesão é uma espécie de coroamento do que a gente faz”, disse Rodrigo Mello.

“Atuamos firmemente nas áreas de educação e inovação em produtos e processos com foco em transição energética, em energias limpas, o que por si só já traz o espírito de um mundo mais equilibrado entre as pessoas, entre as empresas, um mundo que se preocupa com as gerações futuras. E sermos reconhecidos como corporação pela ONU é um estímulo para perseguirmos cada dia mais os princípios desse Pacto na nossa rotina institucional”, acrescenta.

O Pacto

O Pacto Global advoga “Dez Princípios universais”, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.

A lista inclui apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente, apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais, incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis e desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental (veja a relação completa na imagem inserida neste texto).

Integrantes da iniciativa comprometem-se a seguir esses princípios no dia a dia de suas operações – e encontram apoio e direcionamento para avançar em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e fortalecer sua atuação em ESG, sigla em inglês para environmental, social and governance, que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *