Semurb promove desocupação e limpeza de área pública no bairro de Pajuçara

Uma operação conjunta foi montada para promover a desocupação e limpeza de uma área pública, localizada na zona norte da capital. A ação aconteceu na última quinta-feira,  28, quando fiscais urbanísticos e ambientais, da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) removeram barracos, pneus, lixo e entulhos, depositados em uma área verde, localizada entre a lagoa de captação de águas pluviais e o Rio Doce, no bairro de Pajuçara. A ação contou com apoio da Guarda Municipal, Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) e Urbana.

Durante a operação foi demolido um barraco que estava ocupando parte da margem do rio e outras estruturas como pias, churrasqueiras, móveis antigos, além de muitos pneus depositados na área verde. Do local, foram retirados quatro caminhões caçamba de lixo e entulhos, sendo um somente com pneus velhos.

Segundo a fiscal urbanística, que esteve à frente da operação, Juliana Emidia, essa foi a parte final de um processo que foi iniciado em 2020. Ela explica, que no local já haviam sido removidos anteriormente cercas e algumas construções irregulares instaladas às margens do rio e próximo a lagoa, o que é não permitido.

“Inicialmente autuamos as construções e realizamos a retirada da estrutura de um canteiro de obras da avenida Conselheiro Tristão, que servia para uso da população nos finais de semana. Em seguida realizamos outra ação para remoção de cercas e a demolição de uma casa que estava sendo construída entre a lagoa de captação e o rio doce”, informou ela.  

Em julho de 2020, a secretaria recebeu uma denúncia de que um bar na beira do Rio doce, e uma vacaria ocupavam a área verde. Foi aberto um processo administrativo para apurar o caso. Todos que ocupavam irregularmente a área foram notificados e orientados a desocupar o local. A fiscal explicou que ao longo do processo foi se constatando que as pessoas estavam cercando a área, diante disso foi montada a operação para retirada das cercas e a demolição das ocupações”, finaliza Emídia.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *