Projeto “Viajando pelo Planeta Paz” trabalha valores na Educação Infantil

No retorno das atividades presenciais no Centro Municipal de Educação Infantil Paulina Engrácia Mariz de Faria, a equipe pedagógica se inspirou no Programa Justiça Escola para colocar em prática logo nos primeiros dias, o projeto “Viajando pelo Planeta Paz”. Durante toda manhã desta quinta-feira (12), várias atividades foram realizadas abrindo espaço para os valores instituídos pelo programa realizado em parceria da Secretaria Municipal de Educação de Natal e o Tribunal de Justiça do RN. 
  
O Programa Justiça Escola é trabalhado de diferentes formas de acordo com a faixa etária dos alunos. Na Educação Infantil o projeto busca ser transmitido de forma lúdica, destacando os seis valores do caráter: sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania. 
  
A gestora pedagógica do CMEI Paulina Engrácia, Glenda Barreto Gonçalves de França, explicou que “primeiramente pensamos no contexto da pandemia, pois as crianças passaram muito tempo sem esse convívio com os outros. Recebendo o material do projeto “O Caráter Conta”, achamos muito interessante retomar essa convivência trabalhando a questão dos pilares, fundamentados nos valores, já que nessa fase da infância nós estamos construindo o caráter da criança. Por causa desse novo formato de aulas híbridas, estamos realizando este espetáculo toda semana, para atender a todos os grupos de estudantes”.  
  
A aluna do CMEI Paulina Engrácia, Ingrid Pereira do Nascimento, relatou: “Achei o espetáculo muito bonito e aprendi várias coisas como: não jogar lixo na rua, não ficar sem regar as plantas, não colher todas as frutas do pé, não cortar árvores e não sujar o mar”. 
  
O programa Justiça Escola utiliza a metodologia “O Caráter Conta” e tem como objetivo propagar valores de uma convivência saudável que propiciem também uma cultura de paz. A ação, desenvolvida pelo município desde o ano de 2007, está vinculada ao Setor de Articulação Escola e Comunidade do Departamento de Atenção ao Educando (DAE) da SME. 
  
“Todo esse espetáculo é inspirado no livro que nós traduzimos. Esse livro foi criado pelo instituto Joseph nos Estados Unidos, e a gente fez as adaptações para trazer para a realidade brasileira e ficar adequado para a Educação Infantil, além disso, fizemos as ilustrações e divulgamos para as unidades de ensino. Com base nessa história, o CMEI produziu o projeto “Viajando pelo Planeta Paz: vamos cantar, (re) contar e encantar no mundo dos valores”, explicou a assessora pedagógica do DAE, Maria Edivânia de Morais Araújo Silva. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *