Com o objetivo de combater a evasão escolar, garantindo às crianças da rede municipal uma permanência de qualidade, a Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Educação (SME), conta com o Programa Aluno Presente.
A iniciativa tem a parceria do Conselho Tutelar e do Ministério Público e tem apresentado resultados positivos. De acordo com informações da coordenadora do Programa, Fátima Reis, o programa tem apresentado resultados muito positivos, conforme mostrou os dados do IBGE, que de 2019 à 2020, a taxa de abandono escolar reduziu de 298 alunos para 26.
Além da equipe pedagógica, o programa conta com assistente social, psicólogo e acompanha as 44 escolas e os níveis 5 e 6 dos 29 Centros Infantis. São avaliados os dados e motivos da infrequência dos alunos; sugestão de alternativas que intensifiquem ações de resgate dos estudantes.
Palestras com temas relacionados à conscientização e responsabilidade mutuas entre família e escola, visita de orientação técnica à unidade de ensino e busca ativo aos alunos, também fazem parte das ações do “Aluno Presente”.
As ações iniciam em sala de aula, quando o professor observa a situação de infrequência do aluno, se a coordenação, direção e o conselho escolar não resolverem, o caso é encaminhado à equipe do Programa Aluno Presente. Caso o problema apresente maior complexidade e não seja resolvido, será encaminhado ao Conselho Tutelar e por último ao Ministério Público.