Prefeitura inicia substituição de semáforos em vias de Nova Parnamirim

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana, iniciou a substituição dos semáforos analógicos pelos digitais em cinco cruzamentos com grande circulação de veículos, todos em Nova Parnamirim. O município licitou os novos semáforos, investindo em uma solução de trânsito viável e eficiente. A empresa vencedora do processo ficará responsável pela manutenção dos equipamentos pelo período de garantia, 2 anos.

Os cruzamentos que tiveram os semáforos substituídos foram os seguintes:

Rua Maria Dolores Costa com a Rua Antônio Lopes Chaves;

Avenida Abel Cabral com a Rua Adeodato José dos Reis;

Avenida Abel Cabral com a Rua Madre Tereza de Calcutá;

Entroncamento das avenidas Ayrton Senna e Abel Cabral com a Rua Adail Pamplona de Menezes; e

Avenida Ayrton Senna com a Rua Praia de Tibau.

Os novos equipamentos utilizados alcançam cerca de 50 mil horas de funcionamento sem ocorrência de falhas ou queima das lâmpadas de LED. Comparando com os modelos mais convencionais de semáforo, que possuem tempo de vida útil muito inferior, é um avanço considerável. A substituição aumenta a segurança viária, graças à maior visibilidade por parte dos motoristas, e à menor incidência de luminosidade solar, garantindo visualização nítida, mesmo sob o reflexo da luz do sol.

Como os semáforos possuem funcionamento sequencial, permitem que o condutor tenha real noção do tempo para fechamento e abertura, reduzindo o número de conflitos e acidentes. Além disso, podem ser operados à distância, via central, garantindo que em momentos de maior fluxo, os sentidos mais afetados tenham um tempo maior de passagem, evitando maiores congestionamentos.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *