Prefeitura divulga abertura de inscrições para cursos de qualificação profissional

Neste mês de agosto, diferentes cursos gratuitos de qualificação profissional são oferecidos pela Prefeitura de Natal. As oportunidades são promovidas pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social. Ao todo, são 320 vagas distribuídas entre cursos técnicos e de empreendedorismo, deste número 235 vagas são destinadas para toda a população e 85 vagas distribuídas para a rede socioassistencial e secretaria da mulher (Semul). 

As inscrições serão realizadas na próxima semana, na segunda-feira (08) e terça-feira (09). A titular da Semtas, Ana Valda Galvão, falou sobre as ações do município visando a qualificação profissional da população. “Nós estamos buscando qualificar a mão de obra, com o objetivo de facilitar a colocação de um número cada vez maior de pessoas no mundo do trabalho. Não há dúvida que estamos comprometidos com o ensino profissionalizante, capacitando os natalenses que buscam um diferencial na hora de procurar o tão sonhado emprego. Por isso, nosso olhar tem sido voltado também para a política do trabalho”, comentou.”, enfatiza.

Serão ofertados 14 tipos de qualificações, com início das formações a partir de 15 de agosto. Os cursos têm a duração que varia de 60 a 160 horas/aula, nos turnos da manhã e tarde, conforme a quantidade de módulos e os conteúdos abordados. Entre os cursos ofertados estão portugues para o mundo do trabalho, garçon/garçonete, auxiliar de cozinha, camareira, barbeiro, empreendedorismo, almoxarifado, maquiagem, design de sobrancelhas, estética facial e corporal, recepcionista, corte de cabelo e macramê. 

As aulas acontecem no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE), equipamento da Prefeitura do Natal voltado para a formação profissional e geração de emprego de oportunidades de emprego e renda. A oferta de cursos muda a cada semestre, de acordo com as demandas do setor produtivo. Os alunos matriculados recebem o material didático e ao final do curso, um certificado de conclusão.

Inscrições

Para se inscrever o candidato deve ter no mínimo 15 anos, ensino fundamental I ou II incompletos e atender aos pré-requisitos específicos para cada curso. As inscrições serão feitas presencialmente no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo do Alecrim, localizado na Av. Pres. Bandeira, 765 – Alecrim e no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo da Zona Norte, localizado na rua Bariri, s/nº, Gramoré, entre os dias 08 e 09 de agosto das 8h30 às 16h30. Os interessados deverão apresentar a seguinte documentação: xerox e originais do RG, CPF, PIS, NIS, carteira de trabalho, comprovante de residência, comprovante de escolaridade.
 
160 vagas para Demanda Espontânea no CMTE – Alecrim 

Matutino:

Português para o mundo do trabalho– 20
Garçon/Garçonete– 20
Camareira (o) – 20
Barbeiro– 10
Empreendedorismo – 20 

Vespertino:

Almoxarifado – 20
Maquiagem– 10
Design de Sobrancelhas – 10
Recepcionista– 20
Corte de Cabelo – 10
75 vagas para demanda espontânea no CMTE – Zona Norte:

Matutino:

Barbeiro– 10
Estética Facial – 10
Auxiliar de Cozinha– 10

Vespertino:

Barbeiro– 10
Macramê– 15
Estética Corporal – 10
Auxiliar de Cozinha– 10

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *