Prefeitura de Natal anuncia novo adiamento da licitação do transporte público por causa do custo da tarifa

A prefeitura de Natal decidiu adiar pela segunda vez, em 2022, o processo licitatório para o transporte público da capital, segundo afirmou nesta segunda-feira (1º) a secretária de mobilidade urbana, Daliana Bandeira.

A cidade nunca teve licitação o serviço de transporte, que atualmente funciona em formato de permissão. O município emite ordens de serviços para as empresas sem qualquer contrato formal.

Segundo a secretária, o novo adiamento foi causado pelo preço da tarifa calculada para o serviço, que valeria a partir da futura contratação das empresas.

Daliana afirmou que os cálculos técnicos apontaram que seria necessária uma passagem mais cara que a cobrada atualmente na cidade para custear o novo sistema.

A prefeitura já tinha adiado a licitação em março de 2022, alegando necessidade de recalcular a tarifa por causa do aumento do diesel (combustível usado nos ônibus).

“Não é interessante, não é uma política que o município quer adotar, de ter um reajuste tarifário nesse momento – um momento tão delicado para as pessoas. Então a gente achou mais responsável reavaliar o sistema, ver o que que a gente pode ainda otimizar nessa nova rede que está sendo proposta, de forma a garantir uma qualidade no serviço, mas reduzindo esses custos operacionais”, afirmou a secretária.

“O que remunera o nosso sistema, o que paga os custos operacionais é o que se arrecada via tarifa. E é do conhecimento de todo mundo o aumento é do óleo diesel, do lubrificante, dos pneus, então isso jogou a tarifa um pouco para cima”, afirmou.

A STTU não divulgou qual foi o valor da calculado pela equipe para a tarifa, nem novo prazo para licitação.

Atualmente, a tarifa custa R$ 3,90 para pagamento no cartão de passagens e R$ 4 para pagamento em dinheiro. Segundo o município, o último reajuste aconteceu em 2019.

G1RN

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *