Prefeitos cobram “humanidade e empatia” de Bolsonaro no combate à Covid-19

Nesta terça-feira (23), o presidente Glademir Aroldi, da Confederação Nacional de Municípios (CNM) enviou uma carta representando todos os governantes para o presidente da República Jair Bolsonaro, implorando para que o governo tome atitudes em relação ao combate do novo coronavírus. 

De acordo com documento, é ressaltado o pedido de que “o presidente da República assuma de uma vez por todas o papel constitucional de coordenação nacional no enfrentamento da Covid-19 no país”. Esse é mais um apelo feito pela CNM para que medidas fossem tomadas em relação à proliferação do vírus. 

Também nesta terça, foi liberado um vídeo pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), com o conteúdo de que o governo nunca adotou um discurso antivacina  e que as falas do presidente Bolsonaro são distorcidas pelos veículos de comunicação.  

Confira a carta: 

“Carta aberta ao presidente da República 

O Brasil vive o maior colapso sanitário e hospitalar de sua história, tornando-se epicentro mundial da pandemia. Diante desse triste cenário, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), no exercício de representação dos Municípios brasileiros e de seus governantes, conclama ao presidente da República que assuma de uma vez por todas o papel constitucional de coordenação nacional no enfrentamento da Covid-19 no país, promovendo o alinhamento entre as esferas de governo e de poder. 

É hora de focar no presente, produzir resposta efetiva, colocar a evidência científica como norte e despolitizar a pandemia, superando divergências e priorizando a defesa da vida para estancar as milhares de mortes e aplacar o sofrimento das famílias brasileiras. Agora, na pior fase da pandemia, com resultados trágicos cuja dimensão social e econômica ainda é incalculável, o movimento municipalista reitera que a soma de esforços representa o único e inadiável caminho, no qual o papel de coordenação da União faz-se indispensável. 

Dessa forma, o presidente da República deve estar pessoalmente empenhado na execução de campanha de comunicação em prol da eficácia e da segurança das vacinas, além da defesa das medidas não farmacológicas, como o distanciamento social, o uso de máscaras e álcool gel, que vêm sendo adotadas em todo o país por Estados e Municípios. Faz-se urgente também a implementação de medidas pela União nas atividades de âmbito nacional, dando maior efetividade às ações dos demais Entes federados.” 

FONTE: IG 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *