Parnamirim é pioneira em educação no trânsito adaptada à EJA

A paz no trânsito das grandes cidades é e sempre será uma meta a ser alcançada para o bem de toda a sociedade. Com base nesse pressuposto, Parnamirim deu início nesta segunda-feira (27), ao projeto Educando para o Trânsito adaptado aos alunos da Educação de Jovens e Adultos, iniciativa pioneira no Rio Grande do Norte. 

O agente de trânsito municipal Lucas Oliveira foi o responsável pela exposição de um conjunto de conhecimentos e práticas extremamente úteis para uma das turmas da Escola Manoel Machado, no Parque Industrial. 

De acordo com o agente, o trabalho educativo de trânsito é vital para a diminuição dos números alarmantes de acidentes que acontecem todos os anos no Brasil. “O número de acidentes é bem maior do que o mostrado pelas estatísticas de trânsito. Os relatórios das autoridades mostram apenas uma face do problema, o Sistema Único de Saúde mostra outra bem mais grave”, disse. Lucas continua: “Nós, que fazemos parte de um dos órgãos responsáveis pelo atendimento de acidentes no município, temos a obrigação de também levar ao cidadão o conhecimento dos seus direitos, inclusive no trânsito”.

Dados da apresentação mostram que cerca de 90% dos acidentes de trânsito ocorrem por falhas humanas. Práticas como direção defensiva, uso do cinto de segurança e do capacete podem verdadeiramente salvar vidas.

Seis escolas do município com a modalidade EJA serão visitadas nos próximos dias. A iniciativa, que já atua com crianças desde 2012, representa um esforço conjunto das secretarias municipais de Saúde (Sesad), Trânsito (Sesdem) e Educação (SME).

Caio Alexandre tem 15 anos. Ele acompanhou a apresentação e disse que aprendeu coisas novas durante a noite. “Acho essa iniciativa muito boa! Deveria inclusive ter mais! Aprendi coisas que não sabia sobre faixa de pedestres e sobre movimentação com bicicleta”, disse.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *