Órgãos de trânsito participam de preparação para a Operação Verão

Foto: Reprodução

Durante esta semana, do dia 16 a 19, os profissionais que vão atuar nas ações da Operação Verão 2021/2022 participam de um curso de preparação sobre as técnicas para uso dos veículos 4×4. A capacitação é uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), o Programa Vida no Trânsito, o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e a Prime 4×4.


A programação é dividida em aulas teóricas e práticas. As instruções teóricas estão acontecendo no Auditório do Centro de Treinamento de Educação de Trânsito da STTU e no Auditório do CPRE; e as práticas serão realizadas nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19) nas áreas off-road de Maracajau, no Litoral Norte do estado.


A preparação inclui orientações sobre a melhor forma de conduzir de forma segura e objetiva os recursos existentes nos veículos 4×4, evitando o desgaste do equipamento e gastos com manutenção corretiva, conhecimentos sobre a manutenção preventiva e preparação do veículo para passar por obstáculos, a fim de conseguir fazer passeios com segurança em diversos tipos de terrenos.


Com o crescimento da procura por passeios em áreas de contato com a natureza, em cidades com dunas e praias, a perspectiva é que se aumente também a demanda turística por passeios em veículos 4×4. “Por isso, os órgãos de trânsito precisam estar capacitados para orientar a população sobre os locais com circulação restrita e proibida, buscando sempre a proteção dos pedestres, banhistas e a prevenção ambiental, como é o caso das áreas de reprodução das tartarugas”, explicou o instrutor de Educação para o Trânsito do Detran, Luiz Felipe.


“Ao final do curso os participantes estarão capacitados a uma condução mais segura nos trabalhos de educação, fiscalização e atendimento de ocorrências, tendo conhecimento dos veículos oficiais, identificação de riscos e de como proceder em cada uma dessas situações, conseguindo orientar melhor potiguares e turistas que virão aproveitar nossas belezas naturais no período de veraneio 2021/2022”, avalia Harison Almeida, presidente do Cetran.


As aulas são destinadas aos órgãos que atuam integrados nas ações de prevenção de acidentes: Detran, por meio da Coordenadoria de Educação e Fiscalização e da Escola Pública de Trânsito, Cetran, CPRE, IDEMA, GAV-PM, IDEMA, DEICOR, CBM, Guarda Municipal de Extremoz, STTU de Natal, COMUTRAN de Ceará-Mirim e a DEMUTRAN de São Miguel do Gostoso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

14 − 11 =