Núcleo de Petróleo discute Descomissionamento e Revitalização de Campos Maduros

Os colaboradores do Núcleo de Petróleo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande Norte (Idema), participaram na manhã desta segunda-feira (16), no Auditório Tocandira do Parque das Dunas, uma palestra sobre o Descomissionamento e Revitalização de Campos Maduros de Petróleo. A formação foi realizada pelo CEO da Destri Consulting, Mauro Destri. 

Mauro Destri é formado em contabilidade e possui MBA em Gerenciamento de Projetos, Contabilidade e Auditoria, e Gestão Empresarial Avançada. Trabalhou na Petrobras como Coordenador do plano diretor da Bacia de Campos, foi gerente de ativos de produção e de projetos de descomissionamento de linhas e equipamentos submarinos. Atualmente é coordenador da Destri Consulting.

No Brasil encontram-se em operação 150 unidades offshore onde, de acordo com a ANP, 54% estão operando há mais de 25 anos. Existem 74 plataformas fixas programadas para descomissionamento, sendo que entre 15 a 20 estão com aviso à ANP de que serão descomissionadas a partir de 2020.  O mercado de descomissionamento deverá ter significativo crescimento a partir do descomissionamento, bem como a revitalização de um campo de petróleo, ambos em análise na ANP. 

O diretor técnico do Idema, Werner Farkatt, esteve no encontro e destacou a importância de discutir a temática.  “Durante a palestra foram abordados aspectos do licenciamento ambiental tanto em terra quanto no mar,  assim como questões regulatórias. Além de todo o contexto histórico e momento atual de desinvestimentos da Petrobras, e venda para outras operadoras”, pontuou. 

Outras questões quanto ao descomissionamento de plataformas, que apesar de serem offshore (no mar) acarretarão em impactos significativos em terra. Além do descomissionamento propriamente em terra. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *