Novos radares em Natal devem começar a funcionar em julho; confira rodovias

Foto: Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) anunciou que os novos radares que estão sendo instalados cinco avenidas de Natal devem começar a funcionar na segunda quinzena de julho. As vias que vão receber os equipamentos são a Engenheiro Roberto Freire (RN 063), Via Costeira (RN 301), Rota do Sol (RN 063), Av. João Medeiros Filho (RN 302) e o prolongamento da Av. Prudente de Morais.

Ao todo, a fiscalização eletrônica vai monitorar 76 faixas de rolamento nessas avenidas. Segundo o Detran, os locais já estão sendo sinalizados com placas que determinarão a velocidade máxima permitida em cada trecho.

No último fim de semana, o órgão iniciou um trabalho educativo alertando aos motoristas a respeito da ativação dos radares de velocidade, que foram instalados na Via Costeira.

O subcoordenador de Educação de Trânsito do Detran, Flávio Câmara, informou que dezenas de veículos foram parados pela blitz educativa composta por uma equipe de servidores do setor de Educação do Detran. Na ocasião, os motoristas recebiam informações sobre a ativação dos radares de velocidade.

“Além das placas informando sobre o monitoramento eletrônico da Via Costeira e da velocidade máxima informada em todos os trechos, previamente o Detran iniciou um trabalho educativo alertando os condutores sobre a ativação dos radares e reforçando as atitudes de obediência a sinalização, respeitando, principalmente, o limite de velocidade estabelecido na Via Costeira”, explicou Câmara.

O trabalho educativo desenvolvido pelo Detran age antes mesmo da ativação dos redutores de velocidade eletrônico, buscando informar e conscientizar os motoristas sobre a importância de obedecer a sinalização de trânsito. Novas blitzen educativas serão realizadas pelo Detran na Via Costeira antes de colocar em funcionamento a fiscalização eletrônica.

Outra via que vai receber o mesmo trabalho educativo é a Avenida João Medeiros Filho, que junto a Via Costeira, serão as primeiras a entrar em atividade o sistema de fiscalização por radar.

Estão sendo instalados equipamento modernos de monitoramento, compreendendo Controlador Eletrônico de Velocidade (CEV), que age disciplinando a velocidade máxima estabelecida na via; Redutor Eletrônico de Velocidade (REV), responsável por monitorar pontos onde a velocidade deve ser reduzida abaixo do que se estabelece o padrão da rodovia; e o Controlador Eletrônico Misto (CEM), que funciona fiscalizando avanço de sinal vermelho, parada sobre faixa de pedestre e velocidade ao passar pelo cruzamento.

*Portal da Tropical

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

catorze − 14 =