Natal conclui capacitação e entrega certificados da Patrulha Maria da Penha para seis municípios

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) concluiu o Curso de Formação Continuada para a Patrulha Maria da Penha. A solenidade de entrega dos certificados a mais de 30 guardas municipais capacitados aconteceu, na sexta-feira (26), no auditório do Parque da Cidade do Natal e contorno com a presença da primeira dama de Natal, Amanda Dias, representando o prefeito Álvaro Dias, a vice-prefeita de Natal, Aila Cortez, a prefeita de Extremoz, Jussara Sales, a secretária da Semdes, Sheila Freitas, comandantes das Guardas Municipais capacitadas.

Na oportunidade, a secretária Sheila Freitas fez um relato de todas as ações e parcerias firmadas para o fortalecimento da Patrulha Maria da Penha em Natal, como também como as medidas tomadas para ampliar a rede de proteção composta por diversas secretarias municipais. “A cada dia estamos ampliando o apoio às mulheres vítimas de violência doméstica em Natal e hoje concluímos mais uma capacitação que vai dispor outros municípios, que guardas possuem, a criarem as suas Patrulhas Maria da Penha”, comemorou.

A primeira dama de Natal, Amanda Dias, falou da importância das políticas públicas direcionadas à mulher vítima de violência. Exalta o trabalho realizado pela Guarda Municipal da capital na proteção às mulheres e se colocou à disposição para contribuir nas ações que verem agir na prevenção e no combate à violência contra a mulher.

A prefeita da cidade de Extremoz, Jussara Sales, agradeceu pela contribuição que a Prefeitura do Natal vem dando ao seu município no tocante a ajuda na qualificação de sua Guarda Municipal e garantiu a criação da Patrulha Maria da Penha cidade, como também medidas de fortalecimento da rede de proteção à mulher. “Hoje Extremoz tem uma lei que proíbe o condenado por crime de violência doméstica de exercer carga comissionado na Prefeitura. Agora vamos criar a Patrulha Maria da Penha e proteger ainda mais nossas mulheres”, disse.

A solenidade de entrega dos certificados contorno ainda com a apresentação teatral de um poema declamado pela Subtenente da Polícia Militar, Célia Melo (Bombom). Nos versos foi mostrada a força de uma mulher que agiu salvando mais de 2.500 vidas de criança durante a 2ª Guerra Mundial. O poema traçou um paralelo com os dias atuais aclamando à força da mulher e instigando a coragem nos gestores públicos para agir na defesa dessas vítimas.

O momento contorno ainda com a apresentação de vídeo com diversas imagens de mulheres que atuam ou atuam em prol da causa feminina no estado do Rio Grande do Norte. Entre os destaques estavam a poetisa Nísia Floresta e a ex-governadora Vilma de Faria, além de mulheres atuais como a juíza Fátima Soares, a promotora Erica Canuto, a secretária Sheila Freitas, a pesquisadora Udymar Pessoa, entre outras.

O evento foi encerrado com a entrega dos certificados de conclusão do curso que abrangeu guardas municipais de Natal, Ceará-Mirim, Extremoz, Mossoró, Vera Cruz e João Câmara.

FONTE: PORTAL DA TROPICAL

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *