O Campeonato Potiguar 2023 terá um novo formato. A principal mudança é a formação de dois grupos na primeira fase. Uma nova data de início da competição também foi anunciada: 11 de janeiro.
A proposta do novo sistema de disputa foi aprovada durante reunião com representantes dos clubes na tarde desta segunda-feira, na sede da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, em Natal.
Os oito clubes serão divididos em dois grupos na primeira fase. Os integrantes do Grupo A enfrentam os integrantes do Grupo B em jogos de ida e volta. Os dois melhores de cada chavem avançam para a segunda fase.
A segunda fase será um quadrangular, também em jogos de ida e volta. As duas equipes com melhor aproveitamento decidem o estadual em dois jogos. Quem somar mais pontos nas duas fases tem a vantagem do mando de campo da decisão.
A FNF também informou que os últimos colocados se enfrentam em ida e volta para definir quem cai para a segunda divisão.
O sorteio das chaves foi feito durante a reunião. O Grupo A terá ABC, Potyguar de Currais Novos, Santa Cruz e o campeão da segunda divisão.
O Grupo B conta com América-RN, Potiguar de Mossoró, Globo FC e Força e Luz.
Segundo o presidente da FNF, José Vanildo, as alterações foram feitas para atender o calendário proposto da CBF, com 16 datas disponíveis para os estaduais – com término até 12 de abril.
– O formato respeita a realidade econômica dos clubes e um conjunto de necessidades, inclusive os compromissos no calendário nacional. Clubes como ABC e América conseguiram acessos neste ano e terão calendários mais longos, outros clubes que vão disputar o calendário regional, e nós precisamos apoiar – comentou.
GE/RN