Natal recebe a terceira etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude

Natal recebe a terceira etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude a partir desta sexta-feira, 20, quando as delegações dos nove estados do Nordeste desembarcam na cidade. A competição vai reunir 1.330 participantes entre atletas, técnicos e oficiais. Em quatro dias, serão 223 jogos nos 16 torneios de basquete, futsal, handebol e vôlei, no masculino e no feminino, em duas faixas etárias: 12 a 14 e 15 a 17 anos. As competições começam no sábado.

Os quatro esportes coletivos dos Jogos Escolares da Juventude acontecerão em 12 quadras esportivas. O basquete será disputado nos ginásios do Colégio Marista (quadra interna), IFRN Central (quadra externa) e no Palácio dos Esportes. O futsal no ginásio do DED, no Colégio Marista (quadra externa) e no Colégio Boa Viagem. Já as partidas de handebol acontecerão na UFRN, na IFRN Central (quadra externa) e no Colégio Contemporâneo Cidade Verde, ao passo que o vôlei será no CEI Romualdo, no Colégio da Neves e no Colégio Contemporâneo Potilândia.

“Tivemos quase 100% das inscrições efetivadas, o que só confirma o sucesso desse formato dos Jogos Escolares da Juventude, inaugurado ano passado”, afirmou o coordenador geral da competição, André Mattos. “Os Regionais de Cascavel e Palmas foram um sucesso e manter o nível de atendimento a todos os participantes também é a nossa meta para Natal. Aproveito para fazer um convite a toda população para assistir o evento e lotar os ginásios. A entrada é franca”, lembrou André.

Três das nove delegações participantes possuem equipes inscritas nos 16 torneios: Alagoas, Bahia e Sergipe. O Rio Grande do Norte já tem quatro equipes classificadas para a etapa nacional, em novembro, em Blumenau (SC), devido aos resultados do ano passado e será representado por 12 times. As duas menores delegações são do Ceará e de Pernambuco, com dez equipes cada. Cada um dos 16 torneios classifica o campeão e o vice-campeão para disputar o maior evento escolar do país em Santa Catarina.

Conhecida como a “Terra do Camarão” ou a “Noiva do Sol”, Natal possui uma história rica e curiosidades interessantes. A posição geográfica da cidade foi classificada como “um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo” pelo Departamento de Guerra dos EUA, junto com Suez, Gibraltar e Bósforo. Natal também é conhecida como a “Capital Mundial do Buggy”, por possuir a maior frota do mundo. Passeios com ou sem emoção por dunas, praias e lagoas são uma das maiores atrações turísticas da capital potiguar.

O Parque das Dunas é o segundo maior parque urbano do Brasil. Possui uma área de 1.172 hectares e é reconhecido pela UNESCO como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira. O povo natalense é considerado ainda o primeiro do Brasil a mastigar chicletes e beber Coca-Cola, quando Natal se transformou em base americana durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942. Natal possui ainda o aeroporto e o porto mais próximos da Europa e da África do continente sul-americano. Já o gentílico potiguar (nascidos em todo o estado) é de origem tupi e significa “comedor de camarão”.

Regional Azul em números:

– Comitê Organizador nacional: 42 profissionais de diversas áreas de atuação
– Auditores remotos: 2
– 1.330 participantes inscritos entre atletas, técnicos e oficiais dos nove estados do Nordeste
– 6.622 diárias nos 9 hotéis contratados
– 12.436 refeições servidas somente nos próprios hotéis
– 100 árbitros das quatro modalidades
– 62 veículos para transporte interno (carros, vans e ônibus)
– 70 voluntários entre universitários e militares
– 4 dias de competição
– 223 jogos em 16 torneios (modalidade, faixa etária e naipe)

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *