Maternidade Januário Cicco oferece vagas no Exame Nacional de Residência

A edição 2021 do Exame Nacional de Residência (Enare), realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), oferecerá mais de 3 mil vagas de residência nas áreas médica, multi e uniprofissional em 81 instituições distribuídas em todo o país.

A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC/UFRN), vinculada à rede Ebserh, é uma das instituições que aderiu ao programa e disponibilizará 26 vagas distribuídas em três programas de Residência Médica, nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Endoscopia Ginecológica e Neonatologia, e no Programa de Residência Multiprofissional em Intensivismo Neonatal, nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. Confira abaixo a distribuição de vagas para cada programa: Vagas da MEJC no Enare 2021.

Enem da Residência

O Enare foi criado em 2020 com o objetivo de otimizar a forma de selecionar os residentes, oferecendo benefícios para as instituições e para os próprios candidatos. A seleção deste ano trará ainda como melhoria a realização das provas em todas as capitais e em mais 23 cidades do interior: Feira de Santana (BA), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), Uberlândia (MG), Caratinga (MG), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), Dourados (MS), Sinop (MT), Campina Grande (PB), Cascavel (PR), Guarapuava (PR), Londrina (PR), Nova Iguaçu (RJ), Passo Fundo (RS), Pelotas (RS) Bauru (SP), São Carlos (SP), São José do Rio Preto (SP), Campinas (SP), Araguaína (TO), Petrolina (PE) e Joinville (SC).

O sistema de classificação é muito próximo ao Enem/Sisu, no qual o candidato sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para indicar onde pretende atuar. O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores notas se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar, quem ocupará as vagas. Em seguida, ele é aberto novamente para preencher as vagas ociosas e para a formação de cadastro reserva, reduzindo a possibilidade de vagas ociosas.

Em 2020, houve a oferta de 405 vagas para oito hospitais da rede Ebserh/MEC e um hospital militar. Dessas, 304 foram para 41 especialidades de Residência Médica, oito para a Residência Uniprofissional (entre Enfermagem e Física Médica) e 93 para a Residência Multiprofissional, que incluiu enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, odontólogos, nutricionistas e profissionais de Educação Física. Com o aumento de vagas deste ano, também é esperada uma maior diversificação nas especialidades profissionais.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *