O Município do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou as atividades no Hospital Municipal de Natal São Padre Pio. Os primeiros pacientes estão internados nos leitos pediátricos da unidade.
Os acolhimentos no novo equipamentos acontecem de forma escalonada. Inicialmente, o hospital começa as operações com a abertura da enfermaria de pediatria. O setor conta com 18 leitos, sendo doze leitos de enfermaria clínica e seis de pediatria psicossocial infantojuvenil, destinados ao acolhimento de crianças e adolescentes que necessitarem de internamento, cuidado clínico ou cirúrgico.
Para o prefeito Paulinho Freire, o início das atividades do hospital marca uma importante fase para o município. “É um compromisso da nossa gestão priorizar a saúde da população da capital. E agora estamos iniciando as atividades no Hospital São Padre Pio, um serviço com equipamentos modernos que vai contribuir para desafogar as UPAs e trazer um atendimento mais digno para todos os cidadãos”, disse.
O secretário Municipal de Saúde de Natal, Geraldo Pinho, acompanhou as primeiras transferências e ressaltou a importância do momento. “Esse é um dia de grande alegria, de um sonho realizado para o município. Iniciamos pela enfermaria de pediatria, que era um grande gargalo da nossa rede. Uma das crianças admitidas passou cinco dias em uma das UPAs da rede municipal e chega aqui nesse equipamento novo, moderno e pronto para fornecer o melhor acolhimento para elas e para todos os natalenses”, comentou.
Nesta sexta-feira (18), será iniciada a operação do centro de diagnóstico por imagem, que irá disponibilizar exames de ecocardiograma, raio-X e ultrassonografia para os munícipes já regulados e aguardando na fila de espera para a realização dos procedimentos. “É importante que as pessoas compreendam que, neste primeiro momento, os acolhimentos não são porta aberta; os exames e a admissão nos leitos serão via sistema de regulação”, reforçou Geraldo.
A partir da próxima semana, os demais serviços que compõem o primeiro bloco do novo hospital vão iniciar gradualmente as suas atividades, começando com a abertura de 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), seguindo pela abertura dos leitos de enfermaria clínica médica adulta, dos quais 6 de saúde mental; e posteriormente as atividades do centro cirúrgico.
Localizado na Avenida Omar O’Grady, próximo à UPA de Cidade Satélite, o Hospital Municipal de Natal – São Padre Pio foi projetado para oferecer atendimento com infraestrutura moderna e tecnologia de ponta. A estrutura também contempla farmácia central, refeitório, áreas administrativas e de apoio, como vestiários e alojamentos para os funcionários que atuam no serviço.
O Hospital de Natal contará com diversas especialidades, como atendimento neonatal, ginecológico e obstétrico. A unidade possui centro cirúrgico, centro de diagnóstico e atendimento 24h em urgências de alto risco.





