Hospital de Mossoró bloqueia 15 leitos de UTI por falta de ‘kit intubação’

Por falta do “Kit Intubação” o Hospital de Campanha São Luiz, em Mossoró, bloqueou 15 leitos de UTI Covid-19 nesta quarta-feira (28). Dos 50 leitos disponíveis para pacientes com a doença em estado grave, apenas 35 continuam funcionando, estando todos ocupados. A informação é do Mossoró Hoje. 

A falta do kit é um problema que atinge todo o país. Se os estoques não forem repostos, novos leitos terão de ser bloqueados à medida que os pacientes forem recebendo alta. A direção da Apamim, junta interventora responsável pelo São Luiz, já informou a situação ao juiz, ao Ministério Público e às autoridades do governo do estado e da prefeitura de Mossoró. 

O “Kit intubação” é um conjunto de medicamentos e sedativos usados para relaxar a musculatura e realizar a intubação dos pacientes. O envio desse material é de responsabilidade do Governo Federal, já que em 19 de março de 2021, a União requereu a produção nacional de medicamentos de UTI. Assim, os distribuidores recolheram os estoques não sendo possível a compra direta pelos hospitais. 

Em nota, a Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap) informou que vem auxiliando o hospital São Luiz com envio de anestésicos, através da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat). “Porém, a situação atual dos estoques da SESAP, voltados para a rede estadual encontra-se no limite”. 

No sábado (24) a Apamin recebeu 750 ampolas de sedativos, que acabaram na segunda (26). Mais 600 ampolas foram entregues na segunda e acabaram hoje (28), no início da manhã. 

NOTA ENVIADA PELA SESAP À IMPRENSA  

Sesap esclarece que a responsabilidade de abastecimento de insumos e medicação é do Hospital São Luíz, de acordo com a pactuação para o funcionamento dos leitos de UTI Covid, através de Termo de Ajustamento de Conduta. Os leitos do hospital que estão bloqueados, se dão por falta de kit de intubação, insumos que estão em escassez a nível nacional.  

Sesap informa ainda que, através da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), vem auxiliando o hospital São Luiz com envio de anestésicos.  

Porém, a situação atual dos estoques da SESAP, voltados para a rede estadual encontra-se no limite. Parte dos medicamentos está em processo de reposição, alguns com empenho já emitido e outros em finalização de aquisição. A Sesap mantém-se vigilante na busca por garantir a disponibilidade de insumos para manutenção da rede hospitalar.  

Destacamos ainda que apesar da requisição ter sido feita pelo Ministério de Saúde aos produtores e fornecedores, o Rio Grande do Norte não vem recebendo esse suporte com regularidade, e não existe cronograma para o fornecimento por parte do governo federal. 

FONTE: MOSSORÓ HOJE/PORTAL GRANDE PONTO 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *