Governo inaugura nova adutora no município de Paraná

População estava há 8 anos em colapso no abastecimento

O município de Paraná, a 450 quilômetros de Natal, que há oito anos enfrenta situação de colapso no abastecimento de água, ganhou nesta quinta-feira (9) uma nova autora que vai regularizar o fornecimento.

O Governo do Estado, através da Caern, investiu R$ 1,5 milhão em recursos próprios para levar água à área rural denominada Vila Caiçara, que tem dois terços da população do município (3 mil pessoas) e 714 ligações à rede pública de abastecimento.

A nova Adutora Vila Caiçara tem 5,5 quilômetros de extensão e substitui a antiga rede que passava por área privada, o que dificultava a manutenção e a fiscalização. A Caern também instalou um novo sistema de captação, reformou a estação de tratamento de água com melhorias na casa de química, e instalou novo grupo de motobombas na estação elevatória de água tratada. O escritório recebeu adequações para atender população de 4.298 habitantes.

A governadora Fátima Bezerra disse: “é quase inacreditável, parece filme de ficção, uma cidade passar oito anos sem abastecimento de água. Mas o nosso Governo está fazendo sua obrigação que é atender as necessidades do povo. Hoje estamos entregando água, um novo sistema de abastecimento à Vila Caiçara em Paraná. Isso é resultado de gestão séria e comprometida que respeita o povo”.

Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), João Maria Cavalcanti pontuou que as ações do Governo do Estado promovem a universalização do acesso à água no RN. “Este sistema que inauguramos hoje é a realização de um sonho. O Governo também está perfurando poços. Serão 635, sendo 175 no Alto Oeste, que serão entregues com a bomba funcionando para superar as dificuldades de abastecimento”. Em Paraná, três poços foram perfurados.

A administração estadual continua trabalhando para melhorar o abastecimento em Paraná. A Caern vai instalar mais 14 quilômetros da adutora para levar água da Vila Caiçara até a área urbana do município que tem 410 ligações. A previsão é concluir os serviços no primeiro bimestre de 2022.

A prefeita de Paraná, Josiene Gomes da Silva, relatou as dificuldades enfrentadas pela população. “O sistema estava desativado. Procurei a governadora e ela prontamente recomendou: diga ao povo de Paraná que a água vai voltar. E hoje recebemos o novo sistema de abastecimento”, declarou.

O Governo do RN está fazendo a cessão ao município do prédio de sua propriedade onde funciona a escola Antônio Gonçalves. “Trabalhamos em parceria e a palavra dada pela governadora é palavra cumprida. Pode contar conosco porque a senhora representa Paraná e o Rio Grande do Norte. Hoje somos muito gratos. Muito obrigada por tudo”, afirmou a prefeita.

Roberto Sérgio Linhares, presidente da Caern, ressaltou que “assim como fez nos municípios de Pilões, São Miguel e Caicó, o Governo investiu para atender a população em Paraná. Tanto eu como a governadora temos origem no semiárido e vivemos as dificuldades para transportar água em latas. Mas hoje estamos melhorando o abastecimento para o nosso povo. É uma ação concreta. O sistema vai passar por ajustes devido ao longo tempo sem uso, o que pode provocar vazamentos que serão sanados”.

A governadora esteve acompanhada no ato de inauguração do sistema também do presidente da Fapern, Gilton Sampaio. Presentes ainda prefeitos dos municípios da região como Pau dos Ferros, José da Penha, Luiz Gomes, Umarizal, Major Sales e São Miguel, vice prefeitos, vereadores, líderes políticos e população em geral.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *