Governo do RN inaugura Centro de Imagens no Hospital Regional de Pau dos Ferros

Dando continuidade à agenda no Alto Oeste, a governadora Fátima Bezerra inaugurou oficialmente, nesta quinta-feira (18), o Centro de Imagens do Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade (HCCA), no município de Pau dos Ferros. O novo setor é composto por tomógrafo, ultrassom, raio-x digital e arco cirúrgico. A unidade integra a rede hospitalar estadual e atende às demandas dos 37 municípios,que compõem a 6ª região de saúde do Rio Grande do Norte. 

“Confesso que me emociona demais ver esse hospital sendo cuidado com zelo. Ver os recursos que estamos investindo contribuindo para trazer mais qualidade de vida para o povo. Não tem nenhum dinheiro que pague a satisfação de acabar com a via crucis que a população percorre a fim de resolver os procedimentos de saúde, dos mais simples ao mais complexos”, disse Fátima. Ao final de sua participação, a gestora se emocionou ao agradecer o empenho de todos os servidores durante a pandemia, em quase um ano de combate ao novo coronavírus (Covid-19). 

A secretária adjunta da Saúde Pública, Maura Sobreira, agradeceu à governadora em nome de todos os servidores e destacou que o governo da professora Fátima vem buscando fortalecer a assistência à saúde através da regionalização dos serviços. “Hoje a gente não tem fila de espera. Com o tomógrafo, podemos ter diagnóstico preciso e capacidade de decisão com mais agilidade e rapidez”, pontuou. 

Em dois anos, o hospital passou por reformas em toda instituição, adquiriu equipamentos, transportes, ampliou o bloco cirúrgico e criou o centro de imagens, totalizando investimentos avaliados em quase R$ 7 milhões, com recursos próprios e do projeto Governo Cidadão, via empréstimo com o Banco Mundial. Referência na região, o hospital está apto a atender a uma população estimada em mais de 200 mil pessoas. 

O secretário Fernando Mineiro (Segri), coordenador do Governo Cidadão, relatou que o Governo do Rio Grande do Norte está fazendo uma revolução invisível, no sentido de ampliar a oferta de serviços hospitalares, principalmente os de alta complexidade à população. “Para instalarmos esse tomógrafo, fizemos em tempo recorde a licitação, a compra e a Sesap se responsabilizou pela organização do espaço e da estruturação do local para instalar o equipamento, além do treinamento que oferecemos ao pessoal”, disse. 

De acordo com Raimundo Farias, diretor-geral do HCCA, antes os usuários da região do Alto Oeste sofriam ao se deslocarem para um grande centro, ou até pagar por exames particulares. “Com o tomógrafo, ultrassom, raio X digital e arco cirúrgico, tudo ficou mais fácil. Os médicos nos agradecem por fecharem o diagnóstico de maneira mais rápida, e os pacientes ganham mais qualidade em seus tratamentos.”  

O deputado estadual Bernardo Amorim, que é médico e conhece bem a estrutura da saúde pública, declarou que a inauguração do Centro de Imagens é a realização de um sonho para a população. Também presente à inauguração, a deputada estadual Isolda Dantas destacou o enfrentamento do Governo à pandemia, que está fortalecendo a rede de atendimento do Sistema de Saúde Pública (SUS). E a prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, mais uma vez agradeceu à governadora as ações executadas no município e em toda a região do Alto Oeste. “Hoje minha missão é agradecer. Minha alegria com todos esses investimentos é imensa, pois saúde é vida”. 

ESTRUTURA 

O hospital tem hoje 79 leitos gerais, sendo 10 de UTI, 20 leitos de urgência, 10 leitos de observação de pediatria e 39 leitos clínicos. Para atendimento exclusivo da Covid-19, são 29 leitos: 10 UTIs, 17 leitos clínicos e 2 leitos de suporte ventilatório. Quanto aos recursos humanos, cerca de 700 profissionais atuam no hospital, entre servidores efetivos, terceirizados e contratos temporários. 

Os investimentos do Governo habilitaram o centro cirúrgico com duas salas cirúrgicas, sala para recuperação e ampliação de 12 para 29 leitos cirúrgicos, onde são realizados cerca de 150 procedimentos mensais de pequeno, médio e grande porte. As especialidades médicas ofertadas no HCCA são: clínica geral, clínica médica, clínica cirúrgica, traumatologia e ortopedia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, nefrologia, psiquiatria, ultrassonografia, otorrinolaringologia, cardiologia, além de urologia, tomografia, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional e odontologia. 

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA 

Em setembro de 2019, o Governo concluiu as obras do setor de urgência e emergência, que passou de dois para doze leitos, garantindo atendimento de qualidade a mais de 300 pessoas por dia. Em janeiro, foi realizada a primeira cirurgia de fêmur, possibilitando a redução do tempo de espera pelo procedimento de 30 para dois dias. Em novembro de 2020, o hospital instalou 8 leitos de saúde mental, ação inédita do poder público no Alto Oeste. 

Estavam presentes ao ato simbólico, a secretária municipal de Saúde de Dr. Severiano, Maria Elisa Garcia representando os gestores municipais da região; a diretora técnica, Nigéria Fernandes; a diretora médica, Márcia de Oliveira Ferreira; o diretor administrativo, Reyvly Fernandes, e o coordenador da enfermagem, Joel Dácio, além do vereador Galego do Alho. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *