Governo do RN apoia Fiart edição 2022

A 27ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), em 2022, deve ser realizada de forma presencial e com o apoio do Governo do Rio Grande do Norte, conforme foi assinalado durante primeira reunião entre equipe de governo e organizadores do evento.

Em reunião nesta terça-feira (05), na Governadoria, em Natal, a governadora Fátima Bezerra destacou que a retomada da feira de forma presencial será possível se o cenário da pandemia permitir – com o arrefecimento do quadro epidemiológico da covid-19 e a cobertura vacinal no estado – e que o primeiro passo para a realização será o ajustamento dos protocolos sanitários junto ao Comitê Científico e à Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap-RN).

De acordo com os últimos decretos publicados pelo Governo do Estado (Decretos Estaduais Nº 30.911 e Nº 30.940), eventos com público a partir de 300 pessoas deverão estabelecer a obrigatoriedade do esquema vacinal em dia, sem atraso, e eventos acima de 600 pessoas ficam condicionados à liberação prévia da Sesap-RN para apresentação dos protocolos de biossegurança estabelecidos. O objetivo é garantir a retomada das atividades com segurança.

“Esse é o pontapé inicial. Eu, junto com toda a equipe, vou colocar todo o empenho para que a gente tenha uma das edições da Fiart de maior êxito no Rio Grande do Norte. Com todos os protocolos sanitários que se fazem necessários, será um momento de celebração. É um passo muito importante de valorização do artesanato e da cultura do nosso estado”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

A Fiart atende em torno de 1.500 artesãos individuais, cooperativas e associações. Na apresentação da programação da 27ª Fiart, apresentado por Neiwaldo Guedes, serão 05 salões de tipologias diversificadas, 01 salão do Artesanato RN (onde ficarão peças selecionadas para premiação), 61 stands para os artesões do estado e espaço gastronômico com 18 barracas.

A Fiart Cultural abarcará o 21º Festival Parafolclórico; o 3º Seminário de Cultura Popular – homenagem ao Mestre João Gregório, falecido este ano; Mostra de Folclore com 10 grupos; Mostra de Cordel; apresentação das Webséries Artesanato Potiguar, Mostra de Arte com dança e música, além de apresentação de bandas musicais. A Fiart 2022 está prevista para acontecer de 28 de janeiro a 06 de fevereiro do próximo ano.

“Esse ano de 2021 não conseguimos fazer a feira presencial, por conta do momento que estamos vivendo. Porém construímos, junto com a Sethas, uma feira on-line. Fizemos uma exposição, além de 8 webséries com artesãos do Rio Grande do Norte, e também um Festival Folclórico on-line com premiações”, explicou Neiwaldo Guedes. “Mas o mais importante: desenvolvemos uma plataforma de vendas, onde foi criado um site, junto com o Sebrae e a Sethas, no qual o artesão coloca seus trabalhos e as pessoas, quando vão comprar, negociam diretamente com eles. Criamos esse legado para o artesão do Rio Grande do Norte”, acrescentou.

Ficou estabelecida, durante a reunião, a Comissão de organização da Fiart 2022, composta por representantes da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Proarte-RN, Setur, Emprotur, Fundação José Augusto e Sebrae-RN.

Também participaram da reunião a secretária e subsecretária do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Íris Oliveira e Josiane Bezerra; diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio; coordenadora do Proarte/RN, Graça Leal; vice-presidente da Emprotur, Rafael Varela; subsecretária de Política e Gestão Política (Setur), Solange Portela; diretor da Fundação José Augusto, Fábio Henrique.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *