Governadora assina contrato para definição de políticas de gestão da PCRN

O ato ocorreu durante a celebração dos 40 anos da Polícia Civil, ocasião em que foram entregues medalhas de reconhecimento aos policiais.

A governadora Fátima Bezerra assinou nesta quinta-feira (21) contrato com a Fundação Norte-rio-grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) para a elaboração, junto à Polícia Civil, do planejamento estratégico para os anos de 2022 a 2025. O documento definirá as políticas de gestão, aquisições e processos a serem priorizados nesse período, assim como o modo como serão empregados os recursos do orçamento e realizadas as obras de infraestrutura.

A assinatura ocorreu na manhã desta quinta-feira (21), durante a cerimônia de comemoração pelos 40 anos da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. O evento foi realizado na sede da Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), em Natal, onde também foi feita a entrega de medalhas em reconhecimento a policiais civis pelos feitos em prol da sociedade potiguar. “É com muita alegria e respeito que prestamos o reconhecimento aos homens e mulheres que constroem tão dignamente esta instituição. E a melhor maneira de celebramos esta data é com ações concretas”, afirmou Fátima Bezerra, que esteve acompanhada do vice-governador Antenor Roberto.

Na ocasião, a professora Fátima Bezerra assinou o decreto de reorganização da PCRN, que estabelecerá as circunscrições, ou seja, áreas de atuação de todas as delegacias de polícia do estado, definindo legalmente os municípios que serão sede da Polícia Civil. A reorganização da Polícia Civil foi feita levando em consideração critérios técnicos, como população de cada município, estatísticas criminais e peculiaridades de cada região do estado.

A governadora relembrou que o Governo do Estado tem demonstrado respeito ao trabalho importante desempenhado pela PCRN e as demais forças da segurança pública estadual. “Nosso reconhecimento não se resume somente ao dia de hoje. Anunciamos concurso público, após mais de 10 anos sem nenhuma contratação, concedemos mais de 270 promoções e criamos núcleos especializados, como o de Investigação Policial de Mortes de Agentes de Segurança Pública. Estes são apenas alguns exemplos do nosso compromisso, sempre renovado, com esta corporação. Viva a Polícia Civil do Rio Grande do Norte!”, exclamou.

Delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva registrou que esta é a primeira vez na história da PCRN que estão sendo entregues medalhas de mérito e de serviço aos policiais civis. Ela também destacou a importância do contrato com a Funpec: “Este contrato é fundamental. A instituição precisa se planejar, a gestão precisa ter foco, ter metas definidas e objetivos traçados de acordo com as necessidades e as demandas de trabalho, além de conseguir melhores condições de atuação para poder modernizar a polícia para que ela tenha condições de fazer um serviço de investigação cada vez mais eficiente”, enfatizou.

Também presente à solenidade, o titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), coronel Francisco Araújo, destacou que, em seus 40 anos de atuação, a Polícia Civil tem demonstrado diariamente a sua importância e o seu valor para o povo do Rio Grande do Norte. “As comendas entregues no dia de hoje aos agentes, escrivães e delegados, que também fazem parte do plano de valorização profissional da atual gestão, demonstram a importância e o respeito que Governo do Estado tem com os servidores da segurança pública”, completou.

As presidentes das entidades representativas – delegada Taís Aires, agente Edilza Faustino e escrivã Priscila Vieira – demonstraram a satisfação por integrar a instituição, além de terem externado reconhecimento aos policiais civis que se dispõem, diariamente, a entregar o melhor na proteção, combate e investigação de crimes, visando à construção de uma sociedade mais segura e justa.

Medalhas

Ao longo do evento, foram entregues aos policiais civis 25 Medalhas de Mérito Policial Civil e 25 Medalhas de Serviço Policial Civil, previstas no Decreto Estadual nº 29.936, de 21 de agosto de 2020. Elas são concedidas por ato da Governadora do Estado e outorgadas anualmente na data da criação da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. Após a entrega, foi concedida posse aos novos integrantes do Conselho Superior de Polícia Civil (Consepol), órgão deliberativo e opinativo das matérias de relevante interesse da Instituição da Polícia Civil.

Participaram ainda do evento: comandante da Polícia Militar, coronel Alarico; comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Monteiro; diretor do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), Marcos Brandão; presidentes da Associação dos Delegados de Polícia Civil (Adepol), do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) e da Associação dos Escrivães de Polícia Civil, respectivamente, Taís Aires, Edilza Faustino e Priscila Vieira, e ainda diretores da Polícia Civil.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *