Funvic Natal segue em movimentação nos bastidores

Natal (SP) – O projeto do Vôlei Funvic Natal segue em tratativas para seguir no Rio Grande do Norte na próxima temporada. A permanência da equipe masculina na capital potiguar ganhou até um movimento espontâneo da torcida nas redes sociais: o Fica Funvic, que está realizando mutirões virtuais cobrando apoio do poder público e patrocinadores para que o time continue na cidade.

Um desejo também dos jogadores que vestiram a camisa do clube, especialmente o único potiguar da equipe, o ponteiro Emanuel Lucena, chamado carinhosamente pela torcida de Manu. Natural de Parelhas, o atleta foi um dos remanescentes do time que ficou entre os quatro primeiros da Superliga B e garantiu o acesso à elite do vôlei brasileiro esse ano. “Pra mim, foi uma experiência ímpar. Eu nunca me imaginei disputando uma Superliga A, muito menos no meu Estado. Era emocionante ver amigos na arquibancada, e jogar contra as melhores equipes do país”, relembra Manu.


Em outubro do ano passado, a Funvic anunciou a transferência da equipe de Taubaté/SP para Natal. Foi o início de uma jornada de seis meses que mostrou o quanto o voleibol é um esporte querido pelos nordestinos, especialmente os potiguares. Doze partidas foram realizadas em Natal, nos Ginásios Nélio Dias e Palácio dos Esportes, sempre lotado. O time passou da fase classificatória e foi eliminado nas quartas de final pelo Fiat/Gerdau/Minas, que acabou se sagrando vice-campeão. O Funvic garantiu a permanência na Superliga A 2022/2023.


“A Superliga sempre foi muito concentrada nas regiões Sul e Sudeste. Então representar o Nordeste nessa competição foi um orgulho”, fala Manu, lembrando a importância também social do time. “Nós visitávamos projetos sociais e escolinhas de volei, e pudemos sentir que viramos espelho para jovens atletas. Ver que na própria cidade deles tinha um time disputando a Superliga era um incentivo pra meninada”, completa.

SUPERLIGA A

A Superliga A é a competição mais importante do voleibol nacional, realizada pela Confederação Brasileira da modalidade, e reúne os 12 melhores times do país. Na fase classificatória, todos se enfrentam em jogo de ida e volta, e os 8 primeiros avançam na disputa. A partir da segunda fase, as disputas são definidas no cruzamento olímpico, no sistema mata-mata. O Funvic foi o campeão da temporada 2018/2019, a anterior realizada antes da pandemia.


A FUNVIC – Fundação Universitária Vida Cristã é uma fundação educacional privada sem fins lucrativos, com sede na cidade de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, no Brasil; localizada no principal eixo socioeconômico da América Latina, situada entre as duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro.

TRIBUNA DO NORTE

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *