Faturas da Caern podem ser acessadas com recurso de áudio

Como medida de acessibilidade, a Caern disponibiliza o demonstrativo de consumo de água através de áudio gerado por leitores de tela. A disponibilização em áudio torna a conta acessível para clientes com deficiência visual. A melhoria também atende a lei estadual Nº 10895. 
 
A adaptação do serviço para uso de leitores de tela contou com a validação de Bruno Lima, cliente da Companhia e que é deficiente visual. Para ele, ter a informação em forma de áudio democratiza o acesso às informações que muitas vezes não eram obtidas por pessoas com deficiência visual, como os dados de consumo, não limitando o entendimento da fatura somente ao valor. “Mudou muita coisa. A gente pode agora ouvir o código de barras, facilitando na hora do pagamento”, adicionou. 
 
De acordo com Marcos Antônio da Silva, presidente do  Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN (IERC RN), a adição desse serviço é muito importante, porque dá autonomia e mostra que a sociedade passa a tratar as pessoas com deficiência visual de maneira igualitária. “O cego através do áudio, vai ter acesso aos valores e os dados da conta, inclusive ao código de barras, o que facilita o pagamento e principalmente nos dá mais segurança em saber o que está no papel”, afirma. 
 
Ainda sobre as melhorias trazidas pelo serviço, Marcos lembra, “antes nós recebíamos a conta e encaminhávamos para alguém ler. A gente tinha que esperar por uma pessoa para ler, e nem sempre tem essa pessoa disponível. E às vezes chegavam em casa, estavam ocupadas e diziam para esperar. Uma mudança nessas contas nos poupa do constrangimento de sempre ter que pedir auxílio”. 
 
A conta em áudio já está disponível na Agência Virtual no endereço www.caern.com.br.  

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *