Fashionistas do RN estarão na disputa pela premiação dos Novos do DFB Festival

O maior evento de moda autoral da América Latina, o DFB Festival volta aos preparativos para sua primeira edição física pós pandemia da Covid-19. Evento que se manteve no digital nos últimos dois anos anunciou no dia 23 de março mais um resultado do badalado Concurso dos Novos. Na ocasião, uma instituição chama atenção, pela primeira vez a turma de Design de Moda da Universidade Potiguar – UnP entra na disputa pelo título.

Concebido para estimular o pensamento e a ação em ambientes acadêmicos e técnicos, o Concurso dos Novos foi instituído em 2010, configurando-se como a mais tradicional competição entre instituições de ensino superior e técnico do Brasil. 

Para 2022, o DFB Festival desafia os participantes a propor a concepção de  uma coleção-cápsula em 100% algodão, com total liberdade para redescobrir processos, desconstruir e reconstruir etapas, padrões e possibilidades a partir do uso dessa matéria-prima tão ligada à própria trajetória da moda no Ceará.

A turma do Rio Grande do Norte está sob o comando da professora Aline Freire, que orientais os alunos a se aprofundar nos estudos do fuxico – técnica que surgiu há mais de 150 anos com o olhar de mulheres africanas escravizadas no Nordeste do Brasil. A coleção desenhada em 8 looks, tem como tema, A Imanência das Marias, a sobrevivência feminina diante da exploração do trabalho infanto-juvenil nas lavouras do RN.

“O nosso tema é  totalmente despretensioso, fora do pensamento comum, baseado na história de vida de uma pessoa simples, mas com um enredo vasto e dinâmico, onde batalhou para sobreviver na colheita de algodão. Então traz figuras de linguagens onde ocasiona a reflexão de “do que vale a roupa que você veste, se não notar por quais mãos a produz?” É a realidade da vida transcendida em formas, linhas e tecidos.” fala Daniel Augusto, um dos alunos.

O grupo, composto pelos alunos Floriano Laudomir, Daniel Augusto, Conceição Freire, Giovana Aciole, Francisca Amaro e Gabriela Pacheco entram na disputa com os alunos das universidades e instituições: Santa Marcelina (SP); Senac Sergipe (SE); UFC (CE); Unifor (CE) e  Faculdade Farias Brito (CE).

“Foram aproximadamente 10 dias para fazer os acabamentos, desenhar os crooks finais, as fichas técnicas, gravar o fashion film e montar os painéis. Mas tudo deu certo graças ao nosso trabalho em grupo e entrega total para esse projeto que no final valeu todo o esforço.” reforça Giovana Aciole.

Aline Freire, professora responsável pelo trabalho reforça: “Representar o RN no maior evento de moda autoral para novos talentos do Brasil é uma satisfação gigantesca. É ter a oportunidade de mostrar para o mercado de moda brasileiro que existem pessoas fazendo moda aqui na Universidade Potiguar, que temos alunos e alunas extremamente competentes e criativos. Que, mesmo ainda estando na faculdade, com os incentivos e direcionamentos corretos conseguem desenvolver-se e unir os estudos vistos em sala de aula com suas vivências transformando ideias e talento em produtos de moda.”

O resultado desse desafio poderá ser acompanhado na passarela do evento, que tende a acontecer durante os dias 25 a 28 de Maio no Aterro de Iracema, em Fortaleza/CE. Ansiosos por essa estreia!

FONTE: TRIBUNA DO NORTE

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *