Estrutura do Carnatal passa por vistoria técnica

Faltando poucos dias para o Carnatal 2021, uma vistoria técnica foi realizada, nesta terça-feira (7), nos camarotes, arquibancadas, praça de alimentação, baterias de banheiros entre estruturas para a realização do evento, que este ano acontece no entorno da Arena das Dunas. Os técnicos do Setor de Licenciamento da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) analisaram todos os quesitos de acessibilidade.

O Carnatal deste ano está marcado de 9 a 12 de dezembro, mas para que possa ocorrer de forma legal é necessária a emissão de uma Autorização emitida pela Prefeitura por meio da Semurb. 

“É importante que haja o cumprimento das Normas técnicas de acessibilidade para garantir que o público que vai participar da festa tenha acesso fácil e seguro, sem barreiras. Nesta vistoria foi observado o acesso de escadas, grande de rampas, locais de acesso ao público, sinalização interna entre outros ítens “, explica o chefe do Setor de Campo e Triagem da Semurb, Cibelly Araújo.

Segundo Cibelly esses quesitos observados devem atender a NBR-9050/2020 e a 16537/2016, que tratam da acessibilidade e são importantes para a concessão da licença. Para receber uma Licença ou Autorização para realizar o evento, eles precisam comprovar que todos os documentos aos órgãos de segurança como Bombeiros e Polícia Militar para garantir a segurança dos foliões.

Caso sejam necessárias adequações, elas são solicitadas à empresa responsável pela montagem para que efetue imediatamente os ajustes necessários. Em todo o percurso apenas foi identificado a necessidade de pequenos ajustes na instalação de corrimão em alguns locais da estrutura. Já nos demais itens estavam todos dentro do padrão estabelecido pela norma.

A estrutura está montada numa área de 5 mil metros quadrados e conta com 460m² de arquibancadas, 1.542m² de camarotes livres e 1.937m² de camarotes da Skol, várias baterias de banheiros, área de estacionamento e corredores para os foliões.

Além da vistoria na estrutura do evento, as equipes de fiscalização da Semurb também farão vistorias durante os quatro dias de evento para evitar descumprimentos às leis urbanísticas e ambientais, como controle sonoro e tropical visual.  

Corpo de bombeiros

Uma nova vistoria de prévia também foi realizada, na manhã desta terça-feira (07), pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte. A festa será realizada de 9 a 12 de dezembro de 2021, em Natal (RN), com blocos e camarote, só para foliões que tomaram como duas doses da vacina contra a Covid-19.

A ação de vistoria visa prevenir possíveis acidentes que venham a ocorrer, de forma que a Fiscalização Preventiva, que ocorre durante todos os estágios de montagem da estrutura, analisa vários quesitos de segurança, com uma parceria de órgãos competentes.

Hoje (08), pela manhã, acontecerá mais uma vistoria, às 09h30.

FONTE: PORTAL TROPICAL

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *