Em reunião com entidades estudantis, Governo discute Plataforma à Educação no RN

A governadora Fátima Bezerra, acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, discutiu na tarde desta sexta-feira (30) sobre a Plataforma Estudantil à Educação Potiguar. O encontro foi realizado com representantes do movimento estudantil potiguar, Camila Fernanda Teixeira, da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Umes), e Alana Carolina R. Cabral, da Associação Potiguar dos Estudantes (Apes). O objetivo foi tratar sobre documento elaborado pelas entidades estudantis, um caderno impresso que propõe soluções aos problemas enfrentados por profissionais da educação e estudantes durante a pandemia da Covid-19.   

A governadora parabenizou as representantes pela iniciativa e maturidade a frente das entidades e na defesa da educação. “Esta plataforma foi elaborada de forma muito responsável. Reivindica o retorno das aulas presenciais quando as condições sanitárias permitirem”, afirmou. 

Fátima também destacou que a plataforma mostra preocupação com a segurança alimentar, uso da máscara, acesso digital, transporte e prioriza os profissionais da educação no Plano Nacional de Vacinação (PNI). Este último ponto, inclusive, já vinha sendo defendido pela chefe do Executivo estadual desde o ano passado. “Não podemos descuidar da defesa da saúde e da educação, da defesa da vida. Não sossegarei até que todos estejam vacinados, do porteiro ao professor”, disse.  

Sobre o acesso digital para estudantes do RN, Camila elogiou a parceria firmada entre o Governo com a emissora Band Natal que, desde 2020, transmite aulas de todas as disciplinas curriculares do ensino médio e fundamental, de segunda a sexta-feira, através do canal 3.4, nos turnos da manhã e da tarde. Ainda no ano passado, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também foi contemplado com a transmissão de 16 aulões. 

“Todos queremos o retorno das aulas. As diferenças sociais se agravam. Há um consenso de que o retorno deve ser planejado, gradual e híbrido. Essa também é uma responsabilidade da sociedade”, afirmou o vice-governador Antenor Roberto.  

A secretária adjunta de Estado, da Educação, Cultura e Lazer (Seec), Márcia Gurgel, também elogiou a iniciativa das representantes estudantis. “A entrega deste documento é histórica e a política que temos construído é essa. Estamos trabalhando para que toda as suas possibilidades estejam asseguradas.” 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *