A diretoria do América voltou a surpreender anunciando a troca de Leandro Sena no comando técnico do clube. O nome anunciado como novo treinador da equipe na Série D do Brasileiro é Edson Vieira, 56 anos, que vinha dirigindo o São José-SP. Com isso, Sena volta a ocupar a função de auxiliar-técnico, função que desempenha desde o seu retorno ao Alvirrubro.
O gerente de futebol do América, Edson Fassina, falou sobre a nova troca de comando na equipe, explicando que a atitude tem o intuito de mexer com o elenco alvirrubro. O novo profissional será apresentado hoje, no CT de Parnamirim.
“Edson Vieira é um técnico experiente e também foi um grande jogador de futebol, tendo a oportunidade de atuar no México e no Botafogo-RN entre outros clubes. Com treinador carrega na bagagem uma boa experiência dentro do interior paulista, com acessos em clubes da divisão A-1. É um profissional que traz como característica principal a energia, é um tipo de treinador que, no bom sentido, sabe colocar fogo no vestiário. Passa muita vibração para o grupo. Nós chegamos a conclusão que, apesar do grande trabalho desempenhado por Leandro Sena, que irá continuar na comissão técnica, a gente precisava dar uma chacoalhada no elenco”, afirmou em entrevista ao programa Tribuna Esporte da Jovem Pan News..
Sena assumiu a frente do América na semana do confronto válido pela semifinal da Copa Cidade do Natal e estreou no dia 6 de fevereiro, com a vitória por 3 a 1 sobre o Força e Luz. Na decisão contra o ABC, perdeu o título devido a vantagem do empate que beneficiava o Alvinegro.
No segundo turno, quando teve a oportunidade de implantar um novo sistema de jogo, a equipe apresentou o seu melhor momento na temporada, batendo o ABC no clássico por 3 a 0, na fase de classificação e empatando a final do segundo turno com o rival, ficando com o título. Na decisão, Sena com o grupo bastante cansado, empatou o primeiro jogo e perdeu o único clássico da temporada.
Leandro Sena teve um aproveitamento 66,6%, em 16 jogos realizados, quando obteve 9 vitórias, 5 empates e sofreu apenas duas derrotas (Globo e ABC). Os números eram considerados bons e por isso a opção pela troca surpreendeu, inclusive, o torcedor mais exigente.
Fassina ressaltou que a troca se deu apenas pelo presidente Souza e a cúpula diretiva do futebol acreditarem que a equipe necessitava de um técnico com o perfil exato de Edson Vieira, um motivador nato de grupos. “O novo profissional possui uma qualidade tática muito boa e tem por forte uma característica semelhante a de Hélio dos Anjos, aquele treinador que consegue motivar o grupo, que faz as coisas funcionarem mexendo com o lado psicológico do atleta. Isso na nossa visão era o que o América vinha necessitando”, ressaltou.
As contratações anunciadas antes do início da disputa da Série D, não fecharam a busca por reforços dentro do Alvirrubro. Edson Fassina ressaltou que a diretoria vem negociando com alguns nomes e hoje deve ser anunciado um novo atacante. De antemão, o gerente de futebol americano antecipa que o treinador contratado terá carta branca para definir os rumos do elenco, ele também já indicou alguns nomes com os quais gostaria de trabalhar aqui em Natal.
“Com relação aos indicados, estamos batalhando atrás desses nomes, mas sobre o elenco, Edson Vieira é quem vai dizer quem fica e se será necessário abrir mão de alguns nomes. O América possui um elenco recheado e, na minha ideia, tem até um número de atletas acima do necessário”, destacou.
A nova troca de comando ocorre a quatro dias do terceiro compromisso americano dentro da Série D. Sábado a equipe potiguar vai encarar o Afogados-PE, às 17 horas, na Arena das Dunas e, na sequência, virão os confrontos diante do Retrô-PE, também em Natal.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE