Eclipse total e maior superlua acontecem nesta quarta

No dia 26 de maio, haverá um eclipse lunar total, que é quando o nosso satélite natural passa pela sombra (umbra) da Terra. Neste ano, o evento vai coincidir com a segunda Superlua do ano, fazendo com que o eclipse ganhe um aspecto ainda mais especial.  

E se você gosta de nomes estranho, os eclipses lunares totais às vezes também são chamados de Luas de Sangue por causa do brilho laranja-avermelhado que a Lua ganha. Quando isso acontece durante a Superlua, temos uma Superlua de Sangue. 

Dessa vez o Rio Grande do Norte não poderá visualizar o eclipse lunar. Já em outras regiões do Brasil, só a fase parcial do eclipse poderá ser vista, a partir das 6h45 (horário de Brasília).  

Superlua 

A Superlua poderá ser vista por observadores de todo o mundo se o céu noturno estiver limpo. 

Superlua é o nome dado para luas novas e cheias que acontecem no perigeu, como é chamado o ponto da órbita lunar mais próximo da Terra. Durante esse período, o satélite fica a 363 mil quilômetros do nosso planeta. Por estar mais perto, a Lua parecerá maior e mais brilhante que o normal.  

Essa é a segunda e a maior Superlua deste ano — na primeira, em 26 de abril, o satélite estava 157 km mais longe que agora.  

Como observar a Superlua  

A Lua nascerá no Leste as 17h33, mais a melhor hora para observá-la vai ser as 23h43m, aonde estará no seu ponto mais próximo da Terra, chamado de perigeu. Mas para perceber a diferença no tamanho da Lua, é preciso usar um equipamento de observação, como telescópios ou binóculos. No entanto, a Superlua também poderá ser visualizada a olho nu.  

FONTE: JOSÉ LUCAS – ASTRÔNOMO E FÍSICO

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *