Eclipse lunar mais longo dos próximos 648 anos poderá ser observado na sexta-feira (19)

Durante a madrugada da sexta-feira (19), poderá ser percebido o mais longo eclipse lunar parcial do século XXI. O fenômeno terá uma duração total de três horas, 28 minutos e 23 segundos, segundo projeção da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa). Esse será o mais longo fenômeno desse tipo dos próximos 648 anos.

No pico do eclipse, cerca de 97,4% da Lua ficará escondida, por causa disso trata-se de um evento parcial e não total.

A Lua entrará na sombra externa da Terra a partir das 3h2min. O evento poderá ser visto a olho nu na Austrália, nas Américas do Norte e do Sul e em parte da Ásia e Europa.

No Brasil, o ápice do eclipse deverá ocorrer por volta das 4h18min. Quanto mais ao sul do País, melhor será a possibilidade de visualização do fenômeno. O ponto máximo do eclipse ocorrerá às 6h2min, horário em que a Lua estará abaixo do horizonte.

Observação em Natal


De acordo com a plataforma Time and Date, o eclipse lunar poderá ser observado em Natal por uma hora e 54 minutos, das 3h2min às 4h56min.

O ápice do fenômeno, para quem observará da capital potiguar, ocorrerá às 4h54min.

Eclipse lunar

Um eclipse lunar acontece quando Sol, Terra e Lua se alinham e a luz solar é bloqueada pelo planeta de atingir o satélite natural. A sombra ocasionada vai escondendo a Lua pouco a pouco.

O satélite natural também será visto avermelhado, no fenômeno conhecido como “Lua de Sangue”. A intensidade da cor dependerá da poluição, das nuvens e dos detritos na atmosfera terrestre.

FONTE: TRIBUNA DO NORTE

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *