Diabéticos denunciam falta de insulina e insumos para Ubaldo

A Associação Potiguar Amigos dos Diabéticos fez denúncias ao deputado estadual Ubaldo Fernandes, nesta segunda-feira (14/03), aolocifando seu apoio para resolver situações. Em reunião no seu gabinete, na Assembleia Legislativa, a comissão reclamou a ausência de insumos do Sistema Único de Saúde (SUS), recebendo do parlamentar a garantia de tentativa de reunião com o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia (Governo), além de agendar uma Audiência Pública e outras ações junto a prefeituras, como as de Natal e São Gonçalo do Amarante.

A denúncia é de falhas no Prosus, programa que é coordenado pelas prefeituras das cidades, principalmente da região metropolitana, afetando a qualidade de vida e colocando até mesmo em risco as vidas dos diabéticos, principalmente os do tipo A.

A entidade denuncia problemas na entrega de fitas para teste glicêmico, que são dadas em quantidade insuficiente para a prescrição médica dos pacientes (limitada a 100 unidade mensais, independente da necessidade de cada cidadão), além de falta frequente deste insumo nas prefeituras.

Outra situação envolvendo o ProSus nos municípios é a distribuição da insulina de ação lenta, que falta há cerca de 6 meses. Isso sem contar que o Estado também apresenta situação crítica, com a falta constante de insulina de ação rápida, distribuída pela Unicat.

Ubaldo Fernandes garantiu agendar uma audiência na Sesap nos próximos dias, além de um debate na Assembleia, convidando representantes do Ministério Público, do Governo e das Prefeituras envolvidas, além de estudar viabilidade jurídica para elaboração de projetos de lei e outras formas de ajudar a entidade, como destinação de emendas e articulações com órgãos estaduais para a celebração de convênios públicos e articulação junto ao vereador Herberth Sena para trabalhar o tema no âmbito de Natal.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *