Após sorteio, 836 crianças ficam sem creche em Natal

Nesta segunda-feira (14), cerca de 4.088 crianças natalenses conquistaram vagas nas creches da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2022. As vagas foram sorteadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) através de um sistema virtual com a utilização dos números de loteria da Caixa Econômica Federal. Com um total de 4.924 inscritos, 836 crianças não foram contempladas e passam a compor uma lista de espera. A secretária de Educação, Cristina Diniz, confirmou que os prazos do novo ano letivo  estão mantidos e a Prefeitura deve negociar o reajuste dos professores nessa semana.

O sorteio aconteceu no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), às 10h,  e seu resultado também foi divulgado no Sistema Matrícula Online da SME e nos murais dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Para efetivar a matrícula dos novos estudantes, os pais ou responsáveis tem  o período de 14 a 18 de março para se dirigir às unidades de ensino sorteadas, portando os documentos necessários. 

A titular da Secretaria, Cristina Diniz, explicou que a etapa da creche não é obrigatória e compreende crianças na faixa etária de seis meses a três anos e onze meses de idade. “A demanda de inscrições que  recebemos foi de aproximadamente 4.900, ou seja, não dá para atender toda a população inscrita com as vagas que dispomos. Dessa maneira, consideramos que o mais justo e democrático é fazer um sorteio público, com acompanhamento dos responsáveis, Ministério Público e o Conselho Municipal de Educação, para que não haja nenhum tipo de questionamento”, disse.

De acordo com a SME, em algumas regiões da cidade, a rede municipal consegue atender o número de inscritos e até sobram vagas. No entanto, bairros como Nossa Senhora da Apresentação na Zona Norte,  Guarapes e Planalto na Zona Oeste, apresentam uma demanda reprimida. Para tentar equacionar esse problema, levando em consideração a dificuldade para deslocamento na cidade,  a Prefeitura do Natal está construindo cinco CMEIs e adequando unidades existentes para ampliar a capacidade de atendimento. As obras dos CMEIs Professora Marluce Carlos e Clea Bezerra, respectivamente na Zona Norte e Oeste, devem ser entregues no mês de abril.

Desse modo, a secretária  acredita que todas as 836 crianças que ficaram de fora do sorteio ainda poderão ser chamadas para o ano letivo de 2022.

“Temos uma lista de suplência em cada unidade de educação infantil, e a medida em que aquela criança que foi sorteada hoje não efetuar sua matrícula até sexta-feira (18), já se chama o próximo suplente. Ao longo do ano, à medida que surgirem vagas, esses suplentes também serão chamados. Então, eles não ficarão para o ano que vem. Provavelmente, e para a nossa felicidade e alegria, poderemos chamar até todos esse ano”, comenta.

Sobre a negociação do reajuste de 12,84% no piso salarial dos professores, a Secretaria confirmou que haverá uma reunião da categoria com a Prefeitura nessa semana, mediada pela SME, para iniciar o processo de discussão sobre o pagamento. “Vamos fazer essa negociação entre o poder público, o Sindicato e os professores para que cheguemos a melhor maneira possível de efetuar esse pagamento”, finaliza Cristina.

Responsáveis celebram e lamentam o resultado

O sorteio das vagas foi acompanhado de perto por alguns pais e responsáveis que preferiram comparecer pessoalmente no Cemure para receber o resultado. Entre eles, um misto de alívio e frustração. Residente do bairro da Cidade da Esperança, dona Maria Carmem não conseguiu comemorar uma vaga para sua neta de três anos. “O sentimento agora é de espera, ela está na quinta suplência no CMEI Jesiel Figueiredo. É torcer e rezar para uma desistência ou que alguém não faça a matrícula, se Deus quiser vai dar certo. Eu cuido dela e a mãe trabalha.  Colocando ela na creche pela tarde, consigo trabalhar em casa também”.

Zara Raissa agora tem três filhos na Rede Municipal de Ensino. Seu caçula, de um ano e três meses, foi contemplado com vaga no CMEI José Alves Sobrinho, localizado na zona Leste de Natal. “Agora estou tranquila, inicialmente pensei que ele não tinha sido selecionado mas explicaram que foi alocado sim. Eu estava ansiosa, já tenho dois filhos em escolas municipais e só faltava o mais novo. Eu estudo, faço técnico em Enfermagem e não tinha como deixar ele com ninguém”, relata.

Pai de gêmeos, Erivaldo Silva agradeceu a Deus pela sorte em conseguir vaga para seu casal de filhos no CMEI Prof Maria Itacira Bento em Cidade Nova, zona Oeste. “Eles tem dois anos, estava com ansiedade mas deu tudo certo. Minha esposa e eu estamos desempregados e ter as crianças na creche já ajuda. Com isso, vou atrás de emprego e eles serão bem cuidados. É um alívio para poder ir atrás das oportunidades”, diz.

Representante dos pais de alunos no CMEI Raquel Maria Filgueira, localizado no bairro de Nazaré, Jacira da Silva esteve presente acompanhando o processo do sorteio também como membro do Conselho Municipal de Natal. Em entrevista à Tribuna do Norte comentou sobre a falta de vagas. “Sabemos que a educação de creche não é obrigatória por parte do Município mas é um trabalho social de extrema importância. Muitos pais precisam trabalhar e necessitam da criança na escola, outros não tem comida para dar para seus filhos e precisam dessa oportunidade. Seria melhor se houvesse vaga para todos que procuram pois sabemos que a lista de espera é muito grande. É muito importante que se abram mais CMEIs porque a educação infantil é a base”, finaliza.

FONTE: TRIBUNA DO NORTE

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *