Detran debate segurança no trânsito com representantes dos CFCs do Estado

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) realizou nessa segunda-feira (09) um encontro com representantes dos Centros de Formação de Condutores do RN (CFCs) onde foi debatida a pauta de segurança no tráfego com base na campanha Maio Amarelo, que tem o foco na redução de acidentes, feridos e mortes no trânsito. O momento aconteceu de forma presencial e virtual com o objetivo de unir a participação dos CFCs da capital e do interior do estado.

Durante o encontro foi apresentada a história do movimento Maio Amarelo, a relevância da união de todos os setores que trabalham trânsito para a redução de acidentes, mostrada a importância dos CFCs na formação dos futuros condutores, apresentado dados estatísticos gerais e do Rio Grande do Norte, exposto vídeos e material educativo, como também debatido o olhar da educação com foco na missão do instrutor de trânsito na formação de condutores.

A Controladoria Regional de Trânsito (CRT) e a Escola Pública de Trânsito do Detran (EPT) também abriram um espaço onde foram ouvidos os representantes dos CFCs, sendo expostos as percepções, as sugestões, desafios e metas a serem alcançadas para a construção de um trânsito mais seguro e humano.

Um dos alertas gerados no encontro foi a informação que atesta que acidentes e mortes no trânsito trata-se de uma epidemia e caso de saúde pública, já que pesquisas apontam que acidentes são responsáveis por anualmente consumir 3% do Produto Interno do Bruto (PIB) do país. As lesões ocorridas no trânsito são a principal causa de morte entre crianças e jovens de 5 a 29 anos e quase metade (49%) das pessoas que morrem nas vias em todo o mundo são pedestres, ciclistas e motociclistas.

O encontro contou com a participação do assessor técnico e pedagogo do Detran, Jacob Costa, do coordenador da EPT, Felipe Barreto, da subcoordenadora da CRT Detran, Edna Fernandes, da representante da EPT, Evanuzia Lucena, da estatística do Detran, Branca Azevedo, entre outros.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *